Pular para o conteúdo

SUSTENTABILIDADE
PL determina que projetos arquitetônicos de novas escolas devem captar e armazenar água da chuva

Captar e armazenar água da chuva nas escolas estaduais para fins de economia, sustentabilidade e preservação do meio ambiente é o que prevê o Projeto de Lei (PL) nº 114/2019, de autoria do deputado Neto Loureiro (PMB), aprovado com 18 votos, na sessão ordinária desta quarta-feira (8).

 

Segundo o PL, a água captada poderá ou não passar por tratamento, dependendo da finalidade de reutilização. As despesas resultantes da aplicação desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

 

Loureiro argumentou no PL que a água da chuva é muitas vezes mal aproveitada, sendo considerada esgoto, passando pelos telhados e pisos, indo direto para as bocas de lobo, levando todo tipo de lixo para os rios.

 

O parlamentar destacou ainda que quando a chuva cai em abundância, causa enchentes e alagamentos em todo o Estado.

 

“Grande parte, se captada, pode ser utilizada para diversas finalidades. Já existem vários prédios pelo Brasil com estrutura capaz de captar e armazenar água de chuva, que é usada nos processos de limpeza e para regar jardins, resultando numa importante economia para a respectiva edificação, gerando significativa redução no consumo que se reflete no orçamento”, explicou.

 

 

Ele também citou o problema de escassez de água enfrentado por todo o país. “Aqui em nosso Estado, no período de seca, é fato comum o baixo nível de água nos nossos rios, que gera um aumento na demanda. Uma das opções apontadas pelos institutos e profissionais da área é o reúso e o aproveitamento da água da chuva. O reaproveitamento ajuda na preservação deste recurso, além de ser fundamental para os nossos alunos receberem uma educação voltada para a importância da conservação e colaboração com uma vida mais sustentável”, justificou.

 

Texto: Marilena Freitas

Foto: Nonato Sousa/ Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas