SERVIÇOS PRESTADOS
Deputados aprovam PDL que concede ao reitor da Uerr título de cidadão benemérito do Estado

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (22) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 71/2021, proposto por Chico Mozart (Cidadania), que concede ao reitor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Regys Odlare Lima de Freitas, o título de cidadão benemérito do Estado.

De acordo com o parlamentar, a honraria é o reconhecimento dos serviços do reitor à educação estadual. “Regys é um roraimense que se formou e contribui com seu conhecimento na formação de muitas pessoas. Tem um rico currículo e é exemplo para muita gente. Está à frente da Uerr, sendo responsável por várias conquistas dessa instituição, como o curso de Medicina. É justo ele receber essa homenagem do Poder Legislativo”, destacou.

Após a aprovação, cabe à Mesa Diretora da Casa tomar as providências necessárias para a sessão de entrega do título.

Histórico

Professor titular de Direito Penal e Criminologia da Uerr, Regys Freitas assumiu interinamente a reitoria em 2015, aos 31 anos, e em 2016 se tornou o primeiro reitor eleito da instituição e o mais novo do Brasil.

A administração do reitor tem sido marcada por várias conquistas, como o selo de bom pagador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região e Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, além do “OAB Recomenda”, indicando a qualidade do curso de Direito, que recebeu nos últimos anos, por meio de concurso público, mais professores.

Além disso, Freitas elevou a posição da unidade acadêmica no ranking universitário da Folha, que pontua as melhores instituições de ensino superior do país, oportunizou a criação do curso de Medicina, do mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, um doutorado em parceria com a Universidade Fluminense e, ainda, a criação de mais dois cursos de graduação.

Em parceria com a Assembleia Legislativa, a gestão do reitor também iniciou estudos para oferta de mais mil vagas no vestibular para cursos de ensino a distância, possibilitando que a Uerr alcance todos os municípios, incluindo comunidades indígenas.

Atualmente, o reitor conduz um processo de revolução tecnológica, denominado Uerr 4.0, que inclui a construção da Cidade Universitária em Boa Vista e em Rorainópolis.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Nonato Sousa / Marley Lima