TV ABERTA
Assembleia Legislativa firma parceria para implantação de TV Câmara

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (PCdoB) e o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (SD) se reuniram na tarde desta segunda-feira (27), para debater parcerias entre as duas casas legislativas para implantação da TV Câmara Municipal da Capital, em sinal aberto e gratuito.

“Vamos dar todo o suporte necessário para que a Câmara de Boa Vista tenha sua própria emissora de televisão para transmissão das sessões plenárias, reuniões de comissões e audiências públicas, fortalecendo a democracia e dando total transparência às ações do Legislativo municipal, como já ocorre na Assembleia Legislativa por meio da TV e Rádio Assembleia”, disse Soldado Sampaio.

Para o presidente da Câmara de Boa Vista, Genilson Costa, com o apoio técnico e o compartilhamento de tecnologias e informações da Assembleia Legislativa será possível tornar realidade a implantação da TV Câmara e expandir os trabalhos desenvolvidos pelo legislativo municipal.

“É uma forma da Câmara de Boa Vista ficar mais perto da população e o cidadão acompanhe o trabalho que os vereadores têm feito. Todas as categorias que procuraram a Câmara foram atendidas. Valorizamos os servidores da Casa e estamos hoje aqui, pedindo essa ajuda da Assembleia Legislativa para que nós também possamos ter um canal de televisão para divulgar todo esse trabalho”, disse Genilson.

Essa parceria entre os poderes faz parte da política de expansão do sinal da Rede Legislativa de TV Digital, que permite a subdivisão de um canal de TV em quatro, por meio do recurso de multiprogramação. Em Roraima, atualmente o primeiro canal é da TV Senado (canal 57.1), o segundo da TV Câmara Federal (canal 57.2) e o terceiro do TV Assembleia (canal 57.3). O quarto será ocupado futuramente pela TV Câmara Municipal, após finalização do Acordo de Cooperação Técnica entre os poderes legislativos.

Durante o encontro, o presidente da Assembleia Legislativa destacou as ações que a atual Mesa Diretora tem feito para fortalecer as câmaras municipais por meio do CAM (Centro de Apoio aos Municípios). O trabalho também beneficia as prefeituras que contam com assessoramento técnico e legislativo.

“Tem sido uma dinâmica do Poder Legislativo, essa parceria com as câmaras de vereadores, não só da capital, quanto do interior do Estado por entender a relevância do poder legislativo estar mais próximo do cidadão. E o CAM tem apoiado essas instituições com o objetivo de melhorar a prestação de serviços à população e contribuir para o desenvolvimento de todo o nosso Estado”, afirmou Sampaio.

Participaram da reunião, também, o superintendente-geral da Assembleia Legislativa, Nonato Mesquita, a superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia Nunes e o diretor-geral da Câmara Municipal de Boa Vista, Bira Magalhães.

Foto: Márcio Magalhães