Pular para o conteúdo

GRATUITOS
Inscrições para cursos da Escola do Legislativo se encerram nesta quarta

As inscrições para os cursos de qualificação profissional e do preparatório para o concurso de professor indígena, na modalidade de Educação a Distância (EaD), da Escola do Legislativo (Escolegis) podem ser feitas até às 23h59 desta quarta-feira (12). Os interessados podem se inscrever no site da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na página escola.al.rr.leg.br/.

As aulas on-line iniciam na quinta-feira (13) e se encerram em 27 de janeiro. No total, são dez cursos com direito à certificação voltados para o aperfeiçoamento e/ou ingresso no mercado de trabalho: atendimento ao cliente; auxiliar administrativo – Módulo I; auxiliar de departamento pessoal; auxiliar de recursos humanos – Módulo I; educação especial Módulo I; espanhol básico; informática básica; redação oficial; técnicas de recepcionista para clínicas médicas e odontológicas – Módulo I e o de inteligência emocional. Com carga horária de 12h a 20h, os alunos podem se inscrever em até três modalidades.

Já o intensivo para o concurso de professor tem carga de 120 horas e abrange português, redação, raciocínio lógico e legislações. O conteúdo pode ser acessado até o dia da prova, 20 de março.

As aulas com vídeos, apostilas e fórum de dúvidas poderão ser acompanhadas no site escola.al.rr.leg.br/ ou pelo aplicativo “Escola do Legislativo RR”, disponível para baixar no Google Play, App Store e para smart TV.

Qualificação profissional 

O diretor da Escola do Legislativo, Brenno Carvalho, explica que o objetivo da instituição é facilitar a conquista de um emprego por meio de qualificações gratuitas e certificadas.  “O mercado de trabalho exige mais capacitação, então a Escolegis está aqui para qualificar a população para que ela possa melhorar de vida e obter bons empregos, porque o conhecimento é fundamental para qualquer função”, disse.

 

A chefe do Setor de Seguro-Desemprego do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Roraima, Nayara Coutinho, salienta que investir em qualificação profissional é um diferencial no contexto atual. Ela explica que, apesar da experiência e um bom currículo ainda serem importantes para muitos empregadores, o incremento com cursos de extensão e especialização aumentam as chances daqueles que buscam uma colocação no mercado. 

“Muitas querem um profissional qualificado e com experiência na carteira. Mas, às vezes, a empresa é flexível e dá a oportunidade, pois o maior empecilho que tem é a falta de qualificação. Você pode ser um profissional que não tem experiência, mas é qualificado para o que a empresa quer”, acrescentou.

Se a recomendação é investir em qualificações, isso é o que Brena Silveira, 18 anos, tem feito. Enquanto não concretiza o sonho de cursar biomedicina, ela se cadastrou no Sine e faz cursos de capacitação.

“Completei 18 anos há pouco tempo, então eu vim atrás do primeiro emprego, pois é uma oportunidade, um dinheiro a mais para ajudar nos meus estudos. Estou fazendo curso online de administração e informática básica para me qualificar”, revelou.

Em 2021, o Sine/RR intermediou a contratação de 464 pessoas. As funções de auxiliar de administração, operador de caixa e vendedor foram as mais disputadas e preenchidas rapidamente. Com a construção civil aquecida, um dos gargalos do mercado de trabalho roraimense é atrair especialistas para a área. Pedreiros, marteleteiros, operadores de rolo compressor e de empilhadeiras estão entre os cargos mais procurados.

Quem tiver interesse em se cadastrar no banco de dados do órgão pode ir presencialmente ao Departamento de Emprego, Trabalho e Renda da Secretaria de Trabalho e Bem-estar Social (Setrabes), na sala 25, das 8h às 12h, localizada na avenida Mário Homem de Melo, S/N, bairro Mecejana, zona Oeste de Boa Vista.

É necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, currículo e comprovante de residência atualizado. Além disso, o cadastro pode ser feito no aplicativo Sine Fácil, disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Professor indígena 

 

As inscrições para o concurso público da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos) para professor da Educação Indígena estão abertas até 17 de janeiro. As provas objetivas e discursivas (de caráter eliminatório e classificatório) têm data de aplicação prevista para 20 de março.

 

O edital – com cronograma e os conteúdos programáticos, entre outras informações – pode ser conferido no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan): https://www.idecan.org.br/

Confira na tabela os cursos oferecidos e a carga horária:

CURSO

C.H

ATENDIMENTO AO CLIENTE

20

AUXILIAR ADMINISTRATIVO – MOD. I

20

AUXILIAR DE DEPARTAMENTO PESSOAL

20

AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS – MOD. I

20

EDUCAÇÃO ESPECIAL MÓD I

20

ESPANHOL BÁSICO

30

INFORMÁTICA BÁSICA

30

REDAÇÃO OFICIAL

20

TÉCNICAS DE RECEPCIONISTA PARA CLÍNICAS MÉDICAS E ODONTOLÓGICAS – MÓD I

20

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

12

PREPARATÓRIO CONUCRSO – PROFESSOR INDÍGENA

   120

Texto: Suellen Gurgel

SupCom ALERR 

Fotógrafo: Nonato Sousa

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas