Pular para o conteúdo

EDUCAÇÃO ESTADUAL
Deputados reforçam importância da nomeação de novos professores

O ano letivo de 2022 vai iniciar com novos professores atuando nas escolas da rede estadual de ensino. Os candidatos aprovados no concurso público de 2021 foram empossados em cerimônia nesta quarta-feira (26), no Palácio da Cultura. O evento foi feito de forma híbrida para evitar aglomerações, em razão do Decreto 28.835-E, que estabelece medidas de combate à covid-19.

 

Um dos candidatos aprovados e empossados foi Radivan Carvalho, que irá lecionar a disciplina de artes. Ele comemorou a posse como novo servidor da educação estadual, após anos de estudo e dedicação.

 

“É com muita alegria que eu passo a fazer parte do quadro de professores estaduais. Com muita luta, depois de 14 anos sem concurso público, consegui ser aprovado. Já vinha de uma leva dos primeiros concursados, de 2003, e agora estou aqui neste novo cargo. Muito obrigado e parabéns aos aprovados, principalmente aos da disciplina de artes”, agradece o novo servidor.

 

Na cerimônia desta quarta, foram empossados 183 professores que vão atuar na capital. Para a quinta-feira (27), está prevista a posse de mais 212 docentes para unidades do interior do Estado.

 

A posse dos novos servidores foi valorizada por deputados estaduais, que reforçam a importância da Assembleia Legislativa de Roraima para atender às demandas da educação estadual. Para o presidente da Comissão de Educação, Desportos e Lazer, deputado Evangelista Siqueira (PT), a posse de novos servidores é importante, mas ainda não preenche todo o quadro de professores.

 

“Nós precisamos de professores de carreira porque são os que têm estabilidade funcional e a garantia do trabalho. Ano após ano, ficávamos com instabilidade e os seletivados na incerteza se o seu contrato seria renovado. Com o concurso, isso acaba, mas a quantidade chamada ainda não supre a demanda por professores na rede estadual”, avalia o parlamentar.

 

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) esteve presente na cerimônia de posse dos novos servidores e ressaltou a importância da profissão.

 

“Ser professor é uma profissão diferenciada. Ele é quem educa os nossos filhos e passa os conhecimentos para os nossos alunos. Vocês são responsáveis pelo futuro do Brasil e por educar as pessoas que estarão em sala de aula. Nós sempre votamos projetos de interesse dos professores”, disse.

 

 

A convocação para a posse já havia sido publicada no Diário Oficial do Estado de 18 de janeiro. Neste primeiro momento, foram convocados 482 candidatos classificados, dos quais 395 foram considerados aptos para a posse, sendo 381 candidatos das vagas de ampla concorrência e 14 das de PcD (Pessoa com Deficiência).

 

Para o governador Antonio Denarium (PP), a posse de novos servidores reforça o investimento do Governo de Roraima na educação estadual, com reforma de unidades de ensino e o reconhecimento de profissionais.

 

“A posse de vocês é um marco na história da nossa educação. Um Estado que tem 383 escolas estaduais, sendo 265 em comunidades indígenas. O Governo do Estado está com o maior projeto da história de Roraima em educação. Nós estamos construindo e reformando 125 escolas estaduais e valorizando os professores”, afirmou o governador.

 

Concurso

 

O concurso público para contratação de professores da Carreira do Magistério da Educação Básica contou com 8.231 candidatos inscritos, destes, 650 foram aprovados. A jornada de trabalho dos novos professores é de 30 horas semanais e o vencimento inicial básico é de R$ 3.782,94. O concurso tem vigência de dois anos prorrogável por igual período.

 

 

Nome: Winicyus Gonçalves

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas