CONSOLIDAÇÃO
Rádio Assembleia conquista audiência com programação variada e foco na atividade parlamentar

Há nove meses, a Rádio Assembleia (98.3 FM) em parceria com a Rádio Senado, transmite à população as informações do Poder Legislativo estadual, permeadas de notícias sobre o Estado, músicas e variedades. Em pouco tempo, a emissora se consolidou como um veículo de prestação de serviços para a sociedade, tendo todos os dias quatro horas de programação com entrevistas com deputados e entretenimento.

“São nove meses de muito trabalho, porque o rádio tem uma dinâmica muita intensa com uma programação em tempo real e coberturas interessantes nesse período, como a realizada no encontro da Unale [União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais], em que todos os dias entrávamos ao vivo direto de Campo Grande [Mato Grosso do Sul] para informar tudo o que havia acontecido, com uma transmissão ágil para que o ouvinte entenda a importância do trabalho do Legislativo”, avalia a diretora de Rádio e TV da Assembleia, Camila Dall’Agnol

A Rádio Assembleia é coordenada pela Superintendência de Comunicação da Casa, mas com o conteúdo aberto à população. Atualmente, a emissora é transmitida na mesma frequência da Rádio Senado FM, por meio de convênio entre o Legislativo estadual e o Senado Federal.

Apesar da programação variada, o foco é a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissão, além das ações parlamentares. A rádio também pode ser acessada pelo site da Assembleia (al.rr.leg.br) e pelo aplicativo RadiosNet, disponível para aparelhos Android e iOS.

Locutores

A programação variada com uma linguagem acessível à população sobre o trabalho do Legislativo e os seus benefícios para a sociedade têm atraído cada vez mais os ouvintes. O radialista Antonio Sousa, que apresenta o programa “Música que a Gente Gosta”, ressalta a participação da audiência em todos os programas.

“A Rádio Assembleia é o canal que faltava para incrementar a comunicação no Estado. Apesar das quatro horas diárias de programação, temos crescido bastante, com participação popular. E como emissora, tem se expandido e informado o homem que vive no campo e nas vicinais do Estado sobre o trabalho do Legislativo e tudo o que acontece em Roraima”, disse.

A apresentadora Ellen Ferreira, que comanda o programa “Parlamento de Ponta a Ponta”, avalia que o trabalho da rádio é fundamental para orientar a população sobre temas fundamentais, como a covid-19, e reforçar a atuação do Legislativo.

“O rádio é uma ferramenta importante para todos nós. Então para a gente, que está desde o início na construção desse projeto, é a realização de um sonho. Informar sobre o Poder Legislativo, mas também trazer notícias locais, nacionais, fazer coberturas sobre diversos assuntos, como a pandemia. Vamos sempre orientando e alertando as pessoas na capital e no interior e, por meio disso, elas vão conhecendo a importância do nosso trabalho”, avalia.

Ampliação

O documento de consignação para instalação de uma sintonia em parceria com a Rádio Câmara já foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio, pelo Ministério das Comunicações. Trabalho intermediado pelo deputado federal Hiran Gonçalves (PP). Para Sonia Lúcia Nunes, superintendente de Comunicação da Casa Legislativa, o sonho antigo de ampliar a grade de programação e chegar mais próximo da população pelas ondas do rádio, está cada vez mais perto.

“Acreditamos que essa programação será estendida o quanto antes, e esse é o grande desafio de 2022. Vamos ter mais espaço para debates e assim, possibilitar ampliar a voz da população. Política, cultura, esporte, sempre voltados para as questões regionais devem continuar sendo prioridades”, complementa a superintendente.

Dia Programa Horário Apresentação
Segunda a sexta Música que a Gente Gosta 8h às 9h Antonio Sousa