Pular para o conteúdo

SAÚDE MENTAL
Live da Assembleia Legislativa marca encerramento da campanha Janeiro Branco

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) fez uma live na noite desta sexta-feira (28) para encerrar a campanha Janeiro Branco. Comandado pelo psicólogo Wagner Costa, o evento foi transmitido pela TV Assembleia, 57.3, e redes sociais do Parlamento (@assembleiarr), e contou com a participação dos psicólogos Marcelo Tito e Mariana Pessoa, de vários internautas e colaboradores da Casa.

Costa reforçou que o Janeiro Branco deve ser um mês de planejamento da saúde mental, para garantir uma vida equilibrada nos demais 11 meses do ano. Mariana Pessoa disse que é importante abordar cada vez mais este tema para esclarecer a população. “Temos que falar para desmistificar, sair da ignorância. Devemos falar de saúde mental o ano inteiro”.

Para Marcelo Tito, a campanha “melhorou a visão das pessoas com relação à saúde mental”. Segundo ele, a persistência em tratar do assunto tem levado as pessoas a se envolverem, o que permite um trabalho preventivo.

Mariana e Tito lembraram que ninguém está imune aos problemas emocionais, e que para evitar situações desta natureza fizeram um planejamento de vida.

“Já cuidava da minha saúde fazendo terapia, mas a nossa vida é muito dinâmica. Tive depressão e redobrei os cuidados. Acordar mais cedo, fazer meditação, praticar atividade física e cuidar da espiritualidade são ferramentas fundamentais”, relatou Mariana.

“As pessoas podem pensar que, porque somos psicólogos, não temos problemas. Todos nós passamos por isso. Cuido da minha saúde mental encontrando equilíbrio com meu trabalho. Não trabalhar demais, fazer atividade física, cultivar bons relacionamentos com amigos e familiares, para ter uma rotina com o mínimo de conflitos”, afirmou Tito.

 

 

Quais os primeiros sintomas da depressão? Como se proteger dela? Como evitar gatilhos emocionais? O que fazer numa crise de ansiedade? Como lidar com o luto? Como se manter bem durante a pandemia? Como não se sentir culpado por situações familiares que requerem sua presença e você não pode estar por questões profissionais?

Segundo os psicólogos, a mudança comportamental drástica é um sinal forte da depressão. São sintomas o isolamento social, a apatia, acordar sem prazer, sem motivação para viver. Tito ressaltou que os gatilhos emocionais sempre vão existir, “mas que é preciso se preparar para saber agir quando se depara com eles, trabalhando a emoção que surge antes que ela tome conta de você”.

Costa complementou dizendo que é preciso “viver emoções positivas, praticar atividades que façam crescer sempre”. A psicóloga Mariana deixou claro que a ansiedade não mata e que para viver melhor a pessoa deve repensar a vida, planejando uma rotina saudável.

“Altere sua lista de prioridades de forma que você esteja em primeiro lugar. Aprenda a se perdoar. Gerencie o seu tempo, eleja um lazer, tome um café da manhã com tranquilidade, pratique exercício físico”, recomendou, ao salientar que é preciso se cuidar, e que, se necessitar de ajuda, deve-se buscar atendimento psicológico. O serviço também é oferecido pelo Sistema Único Saúde (SUS).

Wagner Costa chamou a atenção para o que ele denomina de privação voluntária do sono. “Tem muita gente dormindo pouco por iniciativa própria”, citou, ao comentar que durante a pandemia programou o despertador para avisá-lo do horário em que deveria ir dormir. Dessa forma, criou uma rotina saudável, porque quem tem um boa noite de sono, acorda com mais disposição.

 

Texto: Marilena Freitas

Foto: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas