Pular para o conteúdo

GÁS NATURAL
Deputados esperam avanço do setor energético com inauguração de Jaguatirica II

Deputados representaram a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nesta sexta-feira (28) no acionamento das turbinas do complexo da usina de Jaguatirica II (UTE), na região do Murupu, zona rural de Boa Vista. O vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Cabral (sem partido), o líder do governo, Coronel Chagas (PRTB), Angela Águida Portella (PP), Nilton Sindpol (Patriotas), Gabriel Picanço (PRTB) e Renato Silva (Pros) participaram da ligação do primeiro motor e comemoraram o investimento estimado em R$ 1,9 bilhão.

A usina irá funcionar com três turbinas, sendo duas a gás e uma a vapor, com capacidade de geração de até 48 megawatts de energia renovável. O vice-presidente do Poder Legislativo afirmou que o evento dá mais segurança energética aos roraimenses.

“Esse é o primeiro parque de geração de energia a gás natural de Roraima para o fim da utilização das termelétricas. Estamos vivendo um marco na história. Vejo esse projeto sendo plantado há quase três décadas e fico feliz pela energia segura que teremos agora”, ressaltou.

 

 

 

O deputado Renato Silva destacou o empenho dos Poderes para a viabilização de melhorias no setor. “Estamos evoluindo e, em três anos, conseguimos realizar coisas que não eram feitas há 30. Aqui estão sendo gerados 50% da energia do nosso Estado e isso só se consegue com muita união no Parlamento e no Executivo para podermos avançar”.

O deputado Nilton Sindpol comemorou. “Estamos felizes pela independência energética do nosso Estado, 30 anos depois, através de uma energia limpa e renovável, que fará o governo do Estado conseguir suprir as demandas para evitarmos apagões”, explicou.

 

 

 

Energias de fontes renováveis 

Uma equipe de quase dois mil trabalhadores instalou em tempo recorde a usina termelétrica movida a gás natural. A UTE Jaguatirica II faz parte de um projeto integrado da Eneva, empresa que venceu o leilão para suprimento desse tipo de energia em Roraima realizado em 2019 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

 

O governador Antonio Denarium (PP) garantiu que a energia de fonte alternativa vai trazer mais estabilidade ao setor. “É renovável, de qualidade. O consumo em nosso Estado chega a 240 megawatts e, no leilão do qual participei no ano passado, foram contratados 294 megawatts. Isso dará mais segurança à população”, esclareceu.

A presidente da Federação das Indústrias de Roraima (Fier), Isabel Itikawa, disse que a nova usina traz a confirmação de um trabalho seguro e eficaz ao setor secundário “Hoje, Roraima conta com mais de 3,7 mil indústrias, que vão contar com uma energia segura, produtividade e credibilidade, pois nos despedimos de uma energia não confiável para uma renovável”.

 

Em setembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve em Boa Vista para a inauguração simbólica da usina e assinatura da concessão à iniciativa privada de sete aeroportos da região Norte, com a entrega de 12 veículos para atender ao programa Alimenta Brasil, além da transferência de 13 terrenos da União para o Governo do Estado.

Autoridades estaduais, parlamentares da bancada federal de Roraima, empresários e representantes de instituições público-privadas também marcaram presença no evento.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas