CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022
Audiência pública debaterá tema com base no Pacto Educativo Global

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizará nesta sexta-feira (11), a partir das 15h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, uma audiência pública para debater o tema da Campanha da Fraternidade 2022: Fraternidade e Educação, que traz como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. No final do encontro, será elaborada uma Carta de Intenção que será divulgada para a sociedade e encaminhada aos órgãos envolvidos com a educação no Estado.

O lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” chama a atenção para educação como um ato que envolve vários atores, família, escola e a comunidade, portanto, de responsabilidade de todos. A ideia é discutir a educação à luz da fé cristã.

A audiência foi proposta pelo deputado Evangelista Siqueira (PT) e o evento deve contar com a participação da comunidade católica e representantes dos organismos governamentais e não governamentais, como sindicato, representantes de escolas públicas e privadas, Promotoria de Educação do Ministério Público do Estado (MPRR), Defensoria Pública do Estado (DPE), associações indígenas e a Diocese de Roraima. Foram convidados todos os órgãos que lidam direta e indiretamente com a educação.

A Campanha da Fraternidade deste ano teve início no dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, quando começou a Quaresma, que é o tempo litúrgico em que os católicos são convidados à reflexão pessoal e introspecção e remete aos 40 dias que Jesus passou no deserto, em jejum e oração, preparando-se para a Paixão e morte.

“Enquanto presidente da Comissão de Educação, Desportos e Lazer desta Casa Legislativa, é do nosso interesse discutir esse tema, sobretudo, em razão do período, que é de retomada das aulas presenciais. A educação foi fortemente impactada pela pandemia e precisamos discutir como se reinventar diante de tudo isso”, justificou o deputado sobre a necessidade do debate.

Siqueira ressaltou que o foco da audiência é saber qual é a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a educação no Brasil quando escolheu esse tema. “No final, vamos propor uma Carta de Intenção que será encaminhada aos órgãos, a qual vai informar a posição de todas as instituições reunidas”, explicou o deputado.

Neste ano, conforme ressaltou Siqueira, o tema trata de um grande desafio para todas as pessoas devido à retomada das aulas presenciais.

“O retorno das atividades presenciais demanda uma série de cuidados e discussões, por isso é pertinente ouvirmos os governos municipais e estaduais, bem como as escolas particulares e todos os segmentos que fazem parte do contexto educacional para saber o que estão fazendo para essa retomada”, reforçou.

Campanha da Fraternidade

Há 60 anos, a CNBB propõe temas para serem discutidos durante a Quaresma. O assunto educação está sendo proposto pela terceira vez no Brasil. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco

Entre os objetivos deste ano, estão analisar o contexto da educação na cultura atual e seus desafios potencializados pela pandemia, verificar o impacto das políticas públicas na educação e identificar valores e referências da palavra de Deus e da tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do reino de Deus.

Pretende-se também pensar qual é o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino, incentivar propostas educativas que, enraizadas no evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.

Outra finalidade da Campanha da Fraternidade deste ano é estimular a organização do serviço pastoral nas escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino e, por fim, promover uma educação comprometida com novas formas de economia, política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, sobretudo, dos mais pobres.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade/ Marley Lima