Pular para o conteúdo

RESPEITO AO CONSUMIDOR
Procon Assembleia é uma alternativa para o roraimense nas resoluções de conflitos

O Procon da Assembleia Legislativa de Roraima tem desempenhado uma função importante na proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores roraimenses. Quase duas mil reclamações foram analisadas e concluídas em 2021, entre elas a demanda da publicitária e consultora empresarial Glaycy Oliveira, de 34 anos.

Passagens aéreas compradas com antecedência, passeios e programas turísticos já programados, tudo planejado e confirmado previamente por Glaycy, para a viagem dos sonhos com a família para Buenos Aires, na Argentina, em 2020. Entretanto, as férias tão esperadas acabaram virando um pesadelo, com a chegada da crise sanitária que abalou o mundo. A pandemia de covid-19 foi suficiente para acabar com o sossego da família. Com voos cancelados e fronteiras fechadas, ela se viu impotente.

 

“Minhas passagens aéreas foram canceladas e não foi possível a viagem. Foi uma experiência horrível. Tentei contato por várias vezes e nunca consegui uma resposta”, contou. Sem sucesso para resolver o impasse, que se prolongou por todo ano de 2020, a publicitária decidiu procurar o Procon Assembleia e, em menos de uma semana, ela teve seu problema solucionado, com a remarcação das passagens aéreas.

 

 

O índice considerável de resolutividade, como foi o caso da publicitária Glaycy, demonstra respeito e preocupação com o consumidor, conforme ressaltou a presidente do Procon Assembleia, deputada Tayla Peres (Republicanos). “O consumidor que se sentir lesado, procure o Procon. Lá, ele será bem atendido com uma equipe preparada para orientações. Nosso maior foco é o cliente. Preservamos os direitos de todos, é nosso lema”, explicou.

 

 

É o que garante também a diretora do órgão, Mileide Sobral. “Somos um instrumento de mediação que vem atendendo a população e temos uma grande parte dela satisfeita. Resolvemos os problemas que passam até por outros órgãos e, quando passam por nós, solucionamos o impasse”, garantiu.

 

 

 

Ranking

 

As prestadoras de serviços privados alcançaram o topo do ranking de reclamações, com 58%, seguidas de telefonia, com 14%, e serviços financeiros (empresas de empréstimos consignados, operadoras de cartão de crédito, bancos etc.),12%; vícios de produtos (bens móveis em geral) e de serviços, 8%; energia, 5%, e água, com 2% das reclamações em 2021. Desse total, 43% dos conflitos foram resolvidos e 3% deles ainda aguardam uma resposta definitiva para conclusão da demanda.  

Atendimento 

Para denunciar práticas abusivas ou qualquer outra demanda relacionada à relação de consumo, o cidadão pode ser atendido no Procon Assembleia no prédio da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima, na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou ainda pelos canais de atendimento remoto, via WhatsApp ([95] 98401-9465) e no site al.rr.leg.br/procon/

.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Marley Lima / Nonato Sousa/ Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas