Pular para o conteúdo

LUTA POR INCLUSÃO
Assembleia Legislativa promove Semana do Autismo em parceria com Instituto de Educação

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) é parceira do Instituto de Educação de Roraima (Ierr) na promoção da Semana do Autismo, que tem como slogan “A pessoa com autismo, vivendo e apreendendo”. O evento ocorre nos dias 28 e 29 de março, na unidade Maria Odete, antiga Univirr (Universidade Virtual de Roraima), localizada na avenida São Sebastião, 521, bairro Tancredo Neves.

A deputada Angela Águida Portella (PP), que preside o Programa de Atendimento Comunitário do Poder Legislativo e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, é uma das convidadas e falará sobre o envolvimento do Poder Legislativo na causa dos autistas.

Ela abordará sobre as atribuições do Centro de Apoio à Família, cujas ações sociais e comunitárias são voltadas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Dentro do centro, abrimos um espaço para acolher as famílias dos autistas e mostrar que elas não estão sós. Muitas, quando recebem o diagnóstico, passam primeiro por um processo de negação, depois de luto e, quando acordam, começam a procurar os profissionais para atendimento da pessoa que precisa das terapias”, disse a deputada.

O Centro de Apoio tem como atribuição auxiliar as famílias, mostrando como funciona o atendimento na rede de proteção dos autistas. “No âmbito da Setrabes [Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social], já temos o credenciamento das clínicas de atendimento. Uma conquista, pois é fruto de uma emenda parlamentar nossa. A ideia é dar visibilidade e fortalecer a rede de apoio de atendimento e acolhimento das famílias de autistas”, acrescentou.

Angela Águida lembrou sobre a neuroplasticidade que reduz a permeabilidade cerebral a partir dos cinco anos de idade. “É quando essas pessoas passam a ter mais dificuldades na aprendizagem. A partir de um ano e meio, precisamos dar oportunidade às crianças para fazerem essas terapias. Descobrir após esse período, não significa dizer que não terá a intervenção necessária, tem sim. No centro, teremos esses encaminhamentos e informações para acolhê-las”, afirmou.

O coordenador do Centro de Apoio à Família e um dos organizadores da Semana do Autismo, Ednaldo Coelho, destacou que as palestras selecionadas para o evento são de grande importância para quem lida com o autismo.

“Os melhores profissionais de Boa Vista vão falar sobre questões sensoriais, a importância da intervenção precoce, direitos do autista e apoio parental. Serão apresentações para esclarecer e abertas para toda a sociedade. O autismo não tem cura e é um processo de aprendizagem ao longo da vida”, explicou.

O papel do Poder Legislativo tem sido fundamental neste processo, na avaliação de Ednaldo Coelho. “Temos várias leis que priorizam o autista, e agora o envolvimento do Centro de Apoio à Família. A deputada Angela Águida é muito sensível a essas ações e tem na veia esse olhar para se importar com o aprendizado das crianças, tanto que trouxe essa inquietação para o Parlamento para transformar em medidas efetivas por meio do centro, que está realizando essa semana em parceria com outras instituições, assim como a roda de conversa”, enfatizou.

Serão abordados nos dois dias do evento os seguintes temas: “Estratégia naturalista baseada no método Denver”; “A pessoa com autismo, vivendo e aprendendo”; “Os desafios da inclusão escolar para os alunos com Transtorno do Espectro Autista” e a importância da capacitação da equipe pedagógica”; “Descobrindo o autismo-luto, processo de aceitação” e “Qual a importância da fisioterapia neurointensiva no desenvolvimento da criança”.

Mais informações com relação ao conteúdo das palestras que serão abordadas ou relacionadas as inscrições para participar da Semana do Autismo, podem ser obtidas pelo número (95) 99132-0484.

Texto: Marilena Freitas
Foto: Eduardo Andrade / Nonato Sousa
SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas