Pular para o conteúdo

PODER JUDICIÁRIO
Assembleia Legislativa participa de solenidade de aniversário de 31 do TJRR

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jânio Xingu (PP), participou nesta segunda-feira (25) da cerimônia de celebração do aniversário de 31 anos do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). O parlamentar parabenizou a atuação da corte roraimense e destacou a conciliação como ferramenta essencial na solução de conflitos.

“O TJ vem fazendo um trabalho equilibrado, sempre preservando o estado democrático de direito, abrindo acesso a todos os roraimenses, quer seja no baixo rio Branco, quer seja nos lugares mais distantes. O judiciário é o equilíbrio de todas as forças, da cidadania, que une e fortalece a sociedade”, frisou.

Após sessão solene, a instituição realizou uma série de atividades, dentre elas duas palestras, ministradas pelo desembargador Clint Bolick, membro da Suprema Corte do Arizona (EUA), com os temas: “Independência do Judiciário e o Futuro das Américas” e “O Modelo Norte-Americano de Justiça: história, princípios, evolução e desafios”. O magistrado afirmou que é extremamente necessário compartilhar informações e conhecimento e ressaltou a importância do intercâmbio entre os países.

“Nós compartilhamos tradições judiciais que podem ajudar a informar um ao outro, especialmente em questões relacionadas à constituição e as eleições, coisas que podemos informar uns aos outros. Espero compartilhar experiências dos EUA e aprender com as experiências brasileiras”, disse.

O magistrado destacou o trabalho realizado pelo TJRR nas localidades mais distantes do Estado, por meio do Justiça Itinerante. “Fiquei muito impressionado ao saber que a corte de Roraima está levando acesso à Justiça para várias comunidades que antigamente, não tinham esse acesso. Ver o que vocês conseguiram fazer aqui foi muito inspirador. Quero muito que meus colegas dos EUA tenham a oportunidade de virem visitar as cortes brasileiras e espero que juízes de Roraima possam visitar nossas cortes”, avaliou.

Esse intercâmbio de conhecimento também foi destacado pelo presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter. “O Brasil e os Estados Unidos sempre foram países irmãos e isso reforça a vocação e atuação do Arizona e do Tribunal de Justiça de Roraima. Isso torna um vínculo mais efetivo ainda, com a troca de experiência e quem ganha é a população”, analisou.

O evento contou com a participação de autoridades locais e do governador Antonio Denarium (PP). A cerimônia foi aberta ao público e realizada no formato presencial e online, no Fórum Advogado Sobral Pinto, na praça do Centro Cívico, em Boa Vista. Toda a programação foi transmitida pelo canal do TJRR no YouTube.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Alfredo Maia

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas