Pular para o conteúdo

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Atendimentos registrados pelo Zap CHAME da Assembleia Legislativa crescem em 2022

O número de atendimentos pelo Zap CHAME (95) 98402-0502, ferramenta disponibilizada pelo Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aumentou 60,15% de janeiro a março de 2022, comparado com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 133 registros, 53 a mais do que em 2021, com 80 atendimentos.

Segundo a psicóloga do CHAME, Marcilene Melo, os atendimentos sobre violência doméstica, tais como a física e psicológica, são os mais recorrentes, entre vítimas a partir dos 17 anos de idade, até as mais idosas.

“A maior parte [dos agressores] são os companheiros. Mas a gente já recebeu também de pessoas ligadas à família, de filhos. A demanda não é muito grande de parentes próximos, mas, tem também de noras e outras mulheres, que convivem naquele ambiente familiar”, contou.

O CHAME realiza trabalhos de acolhimento, direcionamento e orientações jurídicas às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência.

“Se for preciso, fazemos denúncias. Por exemplo, se a assistida estiver em casa e ela não consegue sair ou está com medo de ir à delegacia, nós acionamos daqui, via Zap CHAME, uma viatura que pode ir à casa dela, levá-la à delegacia”, informou.

De acordo com Marcilene, o número de casos de violência psicológica também é crescente. A profissional fala sobre os danos que este tipo de violência pode gerar nas vítimas.

“Ela acaba sendo uma das piores, porque diminui a autoestima da mulher, vem denegrir a sua imagem, gera consequências terríveis podendo levar a transtornos. E quando isso acontece, desencadeia uma série de problemas, porque ela vai estar com o emocional totalmente abalado. Então, cada cena que ela vivencia, vai trazer à tona, novamente, aquela situação que ela sofreu. Muitas mulheres acabam desenvolvendo síndrome do pânico, acarretando um nível de ansiedade exorbitante, podendo chegar a depressão e até mesmo o suicídio, que é uma forma de se sair dessa situação”, pontuou.

Ainda conforme Marcilene, o CHAME trabalha com uma equipe multidisciplinar, onde a vítima é orientada e encaminhada aos órgãos especializados para cada tipo de atendimento. “Não importa a idade. O que importa é que, se ela precisar [vítima], ela terá onde recorrer. Um lugar para ser assistida”, frisou.

Além do Zap CHAME (95) 98402-0502, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados, a equipe multidisciplinar do CHAME também realiza atendimento presencial no prédio da Procuradoria Especial da Mulher, que funciona na avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, das 8h às 18h.

Texto: Suzanne Oliveira

Foto: Marley Lima

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas