SESSÃO ESPECIAL
Personalidades que contribuíram para desenvolvimento do Estado são homenageadas

Na manhã desta sexta-feira (6), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) homenageou com a Comenda Orgulho de Roraima personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. Também foram entregues medalhas comemorativas dos 30 anos da Assembleia Legislativa. A cerimônia foi conduzida pelo deputado Jorge Everton (União).

“Hoje, nós estamos entregando as medalhas que não puderam ser entregues na solenidade dos 30 anos da Assembleia, pois eu estava em Brasília. Aproveitamos também para colocar em dia as comendas Orgulho de Roraima que aprovamos ainda em 2016, como é o caso das empresas Frigo 10, dos Correios e dos nossos mestres de caratê”, explicou o deputado.

Ao receber a medalha comemorativa dos 30 das mãos do deputado Evangelista Siqueira (PT), Everton não escondeu a satisfação de fazer parte da história do Parlamento, bem como a de entregar as comendas.

“Os homenageados representam bem o espírito de busca de dias melhores para a nossa população, pois nós precisamos de empresários, de profissionais e servidores públicos que se doam. E eu também fico orgulhoso de ter contribuído na Assembleia com ações que melhoram a vida das pessoas”, revelou.

Um dos cinco agraciados com a medalha, o agente federal de execução penal e atual secretário de Estado de Justiça e Cidadania, André Fernandes, destacou a receptividade do povo roraimense. “Estou em Roraima há pouco mais de três anos. Esse povo é muito acolhedor, receptivo. Nós temos trabalhado muito, trazendo um pouquinho da nossa experiência. Eu agradeço aos deputados e ao povo roraimense por essa homenagem”, comemorou.

Orgulho de Roraima

A Comenda Orgulho de Roraima foi entregue a empresários, empresas e mestres de caratê. Criada em 2009 pela Resolução Legislativa nº 010/2009, a condecoração é destinada a pessoas físicas, jurídicas ou organizações que são referências para a população.

Ao agradecer o reconhecimento, o empresário Ermílio Paludo, um dos sócios da empresa Frigo 10, lembrou que a classe empresarial tem responsabilidade e deve dividir os lucros com a sociedade. “Nosso objetivo não é só produzir dinheiro, mas também bens para a sociedade para que toda ela se beneficie”, afirmou.

Já o mestre Márcio de Souza Soares fez um retrospecto do vitorioso caratê roraimense e salientou que os avanços no esporte se devem também à atuação responsável da iniciativa privada e da classe política.

“Eu sou físico por formação. [Isaac] Newton dizia que só conseguiu chegar aonde chegou com apoio de pessoas que deram esse alicerce. E o caratê de Roraima só se desenvolveu apoiado por alguns empresários, que hoje também são homenageados, e por importantes políticos que têm uma visão social, administrativa e um carinho especial pelo desenvolvimento de nosso Estado”, ressaltou.

30 anos do Parlamento

Para encerrar as comemorações dos 30 anos da Casa Legislativa e da promulgação da Constituição de Roraima, o Poder Legislativo promoveu uma sessão solene em 19 de abril no Plenário Noêmia Bastos Amazonas. Na ocasião, foram concedidos títulos beneméritos, medalhas, troféus a 250 roraimenses e “roraimados”, civis e militares, que escreveram as três décadas de história da instituição.

Confira a lista dos homenageados na sessão especial:

HOMENAGEADOS COM A MEDALHA 30 ANOS

1. Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, André Fernandes Ferreira;
  2. Delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Roraima, Eduardo Wayner Santos Brasileiro;
  3. Delegado-geral de Homicídios, João Luiz Evangelista Batista dos Santos;
  4. Major da Polícia Militar de Roraima e médico veterinário Ailton Fernandes Teodoro;
  5. Major da Polícia Militar de Roraima e médico cardiologista Wagner Leão Leite Tostes

HOMENAGEADOS COM A COMENDA ORGULHO DE RORAIMA

EMPRESÁRIOS

1. Antonio Olivério Garcia de Almeida (Antonio Denarium);
  2. Ermílio Paludo;

3.Genor Luiz Faccio;

1. Gilberto Leonildo Bocchi;
  2. Jan Romam Wilt;
  3. Ronaldo Braga da Silva;
  4. Tiaraju Faccio

MESTRES DE CARATÊ DO ESTADO DE RORAIMA

1. Adysson Pereira de Carvalho;
  2. Márcio de Souza Soares;
  3. Washington Luiz Carneiro de Melo

EMPRESAS

1. Frigo 10;
  2. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – representada pelo superintendente Marcelo Augusto Pinto da Silva