Pular para o conteúdo

INTEGRAÇÃO
Centro de Apoio a crianças com autismo faz piquenique em homenagem ao Dia das Mães

Centro de Apoio à Família da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) – TEAMARR – promoveu na tarde deste sábado (7) um encontro divertido em comemoração ao Dia das Mães, voltado aos familiares que têm crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

 

Houve brincadeiras, jogos, rodas de pintura com as crianças e lanche ao final da tarde.

 

 

“Nós estamos fazendo essa confraternização entre as famílias, para que elas possam entender que elas não estão sozinhas. Que elas podem contar sim com o apoio do Centro e que estamos de portas abertas para acolhê-las. É uma força-tarefa para que a gente possa dar dignidade e condição melhor para as famílias e os autistas”, informou a deputada Angela Águida Portella (PP), que preside o Programa de Atendimento Comunitário, onde o TEAMARR está inserido.

 

 

A biomédica Layele Martins levou o filho, João Vicente, de cinco anos, ao evento para interagir com outras crianças que possuem TEA. Ela contou que o pequeno foi diagnosticado há dois anos e meio, após perceber nele, algumas características comuns da condição autista.

 

 

“Por já ter um parente autista na família, a gente acaba conhecendo mais as características. Começamos a observar que ele gostava de fixar o olhar em quadros, na central de ar, aí, pensamos que poderia ser. A suspeita maior veio quando ele completou dois anos e não falava. Foi quando procuramos ajuda e tivemos o diagnóstico”, contou Layele, complementando que o filho tem tido avanços, em relação aos colegas da mesma idade, após fazer acompanhamento multidisciplinar.

 

 

Ednaldo Coelho, diretor do TEAMARR, que também tem um filho com autismo, explicou que o objetivo do centro é “cuidar de quem cuida do autista” e dar um suporte a essas pessoas, por meio de atendimentos, encaminhamentos e capacitação de familiares e profissionais da Saúde.

 

 

Segundo ele, a ideia da festinha surgiu como uma oportunidade de integração dos envolvidos.

 

“Essa atividade que estamos tendo aqui foi para as mães que participaram com a gente de um curso de auxiliar terapêutico. Então, convidamos elas e suas famílias para conhecê-las e entender em que cenário os autistas estão inseridos na sociedade”, completou.

 

 

 

O Centro de Apoio à Família está localizado na Rua Jaqueira, nº 623, bairro Paraviana,

 

 

 

Texto: Suzanne Oliveira

 

Fotos: Marley Lima

 

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas