Pular para o conteúdo

COMISSÃO DE SAÚDE DA UNALE
Deputados de Roraima participam de discussão de pautas sobre Amazônia

A saúde da mulher e o aumento do Teto MAC (Sistema de Controle de Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade) para a Região Norte foram pautas do 1º Encontro das Comissões de Saúde das Assembleias Legislativas da Amazônia Legal (Ecoam).

 

 

 

O evento, realizado na tarde desta sexta-feira (28) no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), foi comandado pela presidente da Secretaria de Saúde da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), Mayara Pinheiro Reis (PP), e contou com a parceria da Comissão de Saúde da Aleam.

 

 

 

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos), que é vice-presidente regional da Unale, disse na abertura do evento que o Norte do Brasil, em relação às demais regiões, não recebe o mesmo tratamento do governo federal.

 

 

 

“Essa discussão é muito importante para a região amazônica, que sempre é menos privilegiada. Temos uma dificuldade grande de logística, e só quem mora aqui conhece essa realidade. Nós, deputados, temos que lutar pela nossa querida Amazônia, pois somos um pedaço do Brasil e temos que ser vistos diferentemente do resto do país em razão das nossas particularidades” afirmou Picanço.

 

 

 

Durante a apresentação, a deputada Mayara mostrou dados sobre a situação da distribuição de leitos no Brasil e na Região Norte. Roraima aparece como um dos estados que atende às recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) com relação ao número de leitos.

 

 

 

O evento contou com a participação de vários parlamentares do Norte do Brasil. Entre eles, os deputados Coronel Chagas (PRTB/RR), Edna Auzier (PSD/AP), Jory Oeiras (DC/AP), Zezinho Tupinambá (PSC/AP), Aldilene Souza (PDT/AP), Paulinho Ramos (MDB/AP), Goretti Reis (PSC/SE), Sargento Eyder Brasil (PL/RO), Cirone Deiró(UNIÃO/RO) e Dr. Jaques (UNIÃO/PA).

 

 

 

Texto: Marilena Freitas / SupCom ALE-RR

 

Foto: Danilo Mello / Ney Xavier

 

Ascom ALE-AM

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas