A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro de Apoio à Família (TEAMARR), promoveu nesta segunda-feira (30) uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sede Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRR), localizado na avenida Venezuela, número 1271, bairro Pricumã.
De acordo com a presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência e do Idoso da ALERR, deputada Angela Águida Portella (PP), a palestra foi uma ação inicial para conscientizar os militares sobre o TEA. Posteriormente, o objetivo é firmar um termo de cooperação técnica entre o Corpo de Bombeiros e o TEAMARR para realização de capacitações, treinamento e orientações sobre os atendimentos aos autistas.
“A nossa visita hoje é exatamente para organizar um termo de cooperação técnica para que nós possamos ter o apoio da corporação no nosso trabalho no centro de atendimento às famílias. Além de também trazer a formação e capacitação para que o profissional adquira conhecimentos para lidar com as situações que possam ocorrer. O Corpo de Bombeiros vem nesse sentido de contribuir ao ser chamado para atendimento e ajudar a propagar a informação no que diz respeito a uma sociedade mais preparada no acolhimento e apoio aos autistas”, explicou a deputada.
Para o subcomandante-geral do CBMRR, coronel Gewrly Batista Melo, a palestra vai auxiliar os militares a identificarem o TEA dentro de seus núcleos familiares. Além disso, a parceria deve capacitar os profissionais para um atendimento mais humanizado às pessoas no espectro.
“Buscamos o projeto TEAMARR para que pudessem vir fazer uma palestra esclarecedora, discutindo o que é o autismo, suas formas, como identificar e tratamentos. Com a parceria, vamos dar suporte ao centro, oferecendo palestras e capacitações e auxiliando nos projetos lúdicos com as crianças. É importante sempre que a gente possa esclarecer para que a pessoa que tem uma criança com transtorno em casa tenha o conhecimento para identificar, e, a partir daí, começar o tratamento a fim de se ter uma qualidade de vida melhor”, disse o subcomandante.
Segundo o coordenador do Centro de Apoio à Família, Ednaldo Coelho, o suporte do Corpo de Bombeiros será importante para capacitar os profissionais do TEAMARR em situações que possam colocar as crianças no espectro em risco.
“O autismo é uma questão muito diferenciada. Então, em determinados momentos, uma criança pode ter uma convulsão, um exemplo que é muito comum. O Corpo de Bombeiros é uma força que está preparada para atuar e dar essa orientação. A nossa parceria é para fazer essa conscientização, levando detalhes e características sobre o autismo, e que eles possam nos ajudar também nessa questão de primeiros socorros e levar a bagagem para falar sobre a temática”, afirmou.
O Centro de Apoio à Família atende familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e está localizado na rua Jaqueira, número 623, bairro Paraviana. O atendimento ocorre das 8h às 12h, e das 14h às 18h.
Texto: Juliana Dama
Fotos: Nonato Sousa/ SupCom ALERR e Diego Castro/ CBMRR