DESTAQUE
Assembleia Legislativa concede comenda à procuradora por desempenho no serviço público

A procuradora do Estado Aline de Souza Ribeiro recebeu nesta segunda-feira (27) a Comenda Orgulho de Roraima por seu desempenho e destaque no serviço público. A entrega ocorreu durante sessão especial, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa (ALE-RR).

Conforme a deputada Yonny Pedroso (PL), autora da proposta, a honraria concedida à procuradora é um reconhecimento ao protagonismo das mulheres na sociedade.

“É um momento de muito orgulho e ímpar, em homenagem a essa grande mulher, que presta um serviço em Brasília e veio aqui receber a comenda, para demarcar compromisso com o nosso Estado e para falar um pouco da sua vivência, experiências e lutas. Sabemos que nós, mulheres, em qualquer lugar em que estejamos em um espaço de poder, estamos homenageando todas as mulheres, damos voz, encorajamos e mandamos a mensagem de que você também é capaz”, destacou a parlamentar.

Durante discurso de agradecimento, a procuradora se emocionou ao relembrar os familiares que não estão mais presentes e dos primeiros passos, até ocupar sua posição atual.

“É uma honra. O orgulho é de Roraima, mas é para mim também, por estar recebendo essa comenda, não só como servidora reconhecida, mas como mãe, mulher e com todos os desafios que nós temos. Sou mãe de três crianças, entre elas um menino autista, e servidora pública há quase 14 anos em Roraima. Eu fui muito mais homenageada quando soube da proposta do recebimento da comenda. Fiquei imensamente feliz”, declarou Aline.

O procurador-geral do Estado, Jean Michetti, comentou sobre a homenagem prestada à colega.

“Para a gente, é motivo de muita alegria e honra ter uma procuradora sendo homenageada aqui na Assembleia Legislativa, pelo seu trabalho que sempre desenvolveu junto à procuradoria e, hoje, requisitada pela Vice-presidência e exerce sua assessoria jurídica. Então, a PGE [Procuradoria-Geral do Estado] e Roraima se enaltecem e ficam felizes com essa homenagem à doutora Aline”, informou o procurador.

O ex-deputado constituinte Iradilson Sampaio esteve presente na solenidade e falou sobre a valorização do servidor público.

“Acho extremamente importante. Ela foi uma excelente procuradora, tanto que, quando o procurador-geral do Estado quis trazê-la para servir em Manaus, a PGE sentiu uma mistura de alegria e tristeza. Tristeza porque iam perdê-la e alegria porque ela serviria o Estado. Ela ultrapassou as dimensões de Roraima e do Amazonas e, agora, está no Planalto Central prestando grandes serviços na Vice-Presidência”, analisou Sampaio.

Também estiveram presentes o ex-deputado constituinte Herbson Jairo Ribeiro Bantin, o juiz do Tribunal de Justiça de Roraima Phillip Barbieux e o assessor jurídico do Sebrae-RR Marco Antônio Salviato.

De forma virtual, acompanharam a sessão a ministra do Superior Tribunal Militar Maria Elisabeth Guimarães, o deputado estadual de Manaus João Luiz, a procuradora do Ministério Público do Trabalho Fabíola Bessa Salmito, o procurador do Amazonas Rafael Cândido, o chefe da assessoria jurídica da Vice-Presidência da República, José Roberto Faria, e Geisel Loureiro, do Cartório Loureiro.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade e Jader Souza