Pular para o conteúdo

AGOSTO LILÁS
Chame faz quase 60 atendimentos em mês de campanha pelo fim da violência contra a mulher

Com o encerramento da campanha anual “Agosto Lilás”, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), fez um balanço do número de casos atendidos em agosto. Ao todo, foram 58 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica em todo o mês, sendo 46 pessoas assistidas por meio do ZapChame ([95] 98402-0502) e 12 de forma presencial.

 

A advogada Nanníbia Cabral presta auxílio jurídico no Chame e relata como a campanha que propõe o fim da violência contra o gênero feminino também é importante para melhor integração da rede de proteção à mulher.

 

“O Agosto Lilás é importantíssimo para todas as instituições da rede, porque tivemos muitas atividades paralelas. Além de palestras, houve o curso sobre Formulário Nacional de Avaliação de Risco, bem como outra capacitação realizada no Ministério Público de Roraima. Então, é um momento em que a rede se articula para o mesmo propósito, que é traçar estratégias para mais um ano de trabalho, além de refletir sobre os números da violência e saber onde podemos melhorar”, avaliou a advogada.

 

 

Sobre o atendimento realizado no Chame, a psicóloga Macilene Melo ressalta que o auxílio psicológico, social e jurídico às vítimas de violência doméstica e o acolhimento podem envolver também outras unidades de saúde.

 

“A gente faz uma observação qualificada da assistida e, percebendo o estado emocional e psíquico dela, tomamos algumas medidas. Se o psicológico estiver razoável, a acolhemos aqui mesmo. Porém, se percebermos que está em alto nível de vulnerabilidade, nós a encaminhamos para o hospital”, destacou.

 

O Agosto Lilás é a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, que em 2022 completou 16 anos. A cor simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

 

Documentário

 

A TV Assembleia, canal 57.3, produziu o documentário “Por elas – Leis e o Trabalho da Rede de Proteção à Mulher em Roraima”, em alusão à temática do Agosto Lilás. O filme aborda a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e surgiu devido aos diversos casos corriqueiros registrados no Estado.

 

Na produção, duas mulheres vítimas de violência relatam a importância de denunciar casos de abuso e como eles aconteceram em suas vidas. Além dos testemunhos, há a participação dos órgãos de proteção, como o Chame, a Casa da Mulher Brasileira, Governo do Estado, Tribunal de Justiça (TJRR), Polícia Militar (PM), Defensoria Pública (DPE), Ministério Público (MPRR) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

 

O documentário está disponível no canal da Assembleia Legislativa no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=WXFJQbg5990) e na programação da TV Assembleia.

 

Texto: Anderson Caldas

Foto: Jader Souza

Compartilhar

Arquivos

0