Pular para o conteúdo

SETEMBRO AMARELO
Campanha de utilidade pública em rádios, TVs e internet alerta sobre prevenção ao suicídio

Em alusão ao Setembro Amarelo, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lançou uma campanha de utilidade pública de prevenção ao suicídio que está sendo transmitida nas rádios, TVs e internet.

 

Autorizada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a iniciativa ressalta que o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma instituição que busca acolher pessoas que estão precisando de ajuda.

 

“A Assembleia Legislativa anualmente desenvolve essa campanha com o intuito da prevenção. Sabemos o quanto é alto o índice de suicídios no nosso Estado, de jovens, meninos e meninas que entram em um estado depressivo, e, às vezes, por falta de orientação e apoio de familiares e amigos, não buscam o tratamento com profissionais adequados. A Casa faz o seu papel no sentido de dar ciência à sociedade sobre a gravidade do problema”, disse o presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos).

 

 

A superintendente da Assembleia Legislativa, Sônia Lúcia Nunes, ressalta que já é uma prática do Poder Legislativo iluminar o prédio com intuito de chamar a atenção de quem passa pelo local, para a importância de discutir o assunto com a finalidade de combater o suicídio.

 

“Se a gente puxar esses dados, vamos ver que Roraima não está numa posição boa. Então precisamos conversar, porque um simples diálogo, uma mão amiga é o apoio necessário para que a pessoa busque ajuda”, ressaltou.

 

Sônia salientou que a Assembleia Legislativa, como instituição pública, precisa participar e chamar a atenção, principalmente com relação aos jovens. “Sabendo da importância e para não deixar passar em branco o Setembro Amarelo, pedimos autorização do TRE para veicular nossa campanha, porque neste período eleitoral algumas ações têm restrições. Mas essa é uma campanha permanente do Poder Legislativo. Temos na TV Assembleia o quadro ‘Pense nisso, pense agora’, toda segunda-feira, quando um especialista fala sobre saúde mental”, acrescentou.

 

 

O presidente regional do CVV, Gilson Moura de Aguiar, disse que toda campanha que tem como finalidade a prevenção do suicídio é importante porque leva à população informação e orientação sobre a valorização da vida.

“O CVV atua no combate ao suicídio valorizando a vida e prestando o apoio emocional e a prevenção. É um assunto de utilidade pública que precisa ser discutido e levado a sério”, destacou Aguiar.

Segundo ele, trata-se de um mito a afirmação de que falar sobre o suicídio leva a outros suicídios. O centro, conforme informou, trabalha com voluntários em rede e está disponível 24 horas, todos os dias.  Gilson adianta que quem precisar de ajuda, deve ligar para o 188. “É como ir ao pronto-socorro”.

 

Estatística

 

Dados da Polícia Militar de Roraima mostram que no primeiro semestre deste ano houve um aumento nas tentativas de suicídio de 35 para 53, e que o número de suicídios registrados neste período se manteve inalterado. A variação anual foi de 36,73%.

 

 

Texto: Marilena Freitas

Foto: Jader Souza/ Nonato Sousa

Compartilhar

Arquivos

0