Pular para o conteúdo

COMUNICAÇÃO
Assembleia Legislativa faz grande cobertura das Eleições 2022

Neste domingo (2), mais de 300 mil eleitores em Roraima escolheram os representantes para o Poder Legislativo e Executivo nas esferas estadual e federal. Para levar informação de qualidade e os detalhes do primeiro turno das Eleições, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR mobilizou mais de 80 profissionais para participarem da cobertura eleitoral em todos os veículos de comunicação da Casa Legislativa.

Na TV Assembleia (canal 53.7) e na Rádio Assembleia FM (98.3), flashes ao vivo, a cada hora, foram feitos desde às 7h, com informações sobre os principais locais de votação de Boa Vista, além das cidades de Rorainópolis (o segundo maior colégio eleitoral do Estado), Bonfim, Caroebe, Iracema e Mucajaí.

O jornalista Johann Barbosa apresentou os flashes na TV Assembleia e relata como a cobertura beneficiou os eleitores roraimenses.

“O diferencial foi realizar uma cobertura bem ampla, com o intuito de levar para a população informação em tempo real. Durante o dia até o encerramento da votação, a nossa equipe veio mostrando os candidatos votando, os movimentos nas seções eleitorais… Para quem tá em casa, essas informações são importantes para o exercício do voto”, afirmou o jornalista.

A partir das 16h, a TV Assembleia e a Rádio Assembleia cobriram a apuração das Eleições 2022 de forma ininterrupta, com transmissão simultânea no Facebook e YouTube.

Nos estúdios da TV, a jornalista e apresentadora Camila Dall’Agnol recebeu a diretora de Relações Institucionais da ALE-RR, Adriana Cruz, o antropólogo e professor de comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Timóteo Camargo e o professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e procurador-geral adjunto da ALE-RR, Sérgio Mateus.

“O nosso objetivo real foi realizar uma tradução dos números e fazer uma leitura, para a sociedade roraimense, dos resultados das urnas. Então, a gente reuniu as experiências dos nossos convidados para analisar as tendências numéricas, os movimentos das campanhas eleitorais dos candidatos e levar essas informações analisadas ao nosso público”, comentou  Dall’Agnol.

 

Timóteo Camargo frisa sobre o papel da Assembleia Legislativa na cobertura eleitoral deste ano.

“A representatividade acontece por meio do voto, a gente escolhe quem nós queremos que esteja lá, representando, trabalhando em nosso nome, mas isso é uma relação de mão dupla. Portanto, a iniciativa da Assembleia Legislativa de demonstrar essa totalização dos votos e explicar para a população é fundamental porque torna essa relação  mais próxima mesmo, com a responsabilidade dos eleitos manterem o contato com os seus eleitores e os seus cidadãos”, concluiu o professor.

Integração TV, rádio e redes sociais

Beatriz Prill, uma das apresentadoras da Rádio Assembleia FM, destacou que quem ganha com a integração dos veículos de comunicação durante a cobertura é a população.

“É a primeira vez que a rádio entra nessa cobertura. Foi muito legal, pois a gente fez uma participação com a TV e os repórteres contribuindo com as informações aqui para a rádio. E isso é o mais importante: todo mundo participando, desde os técnicos, cinegrafista, os repórteres da rádio e da TV na busca de informações mais precisas e transparentes para todo mundo que tá ouvindo e assistindo.”

Prill ainda salientou o compromisso com o jornalismo imparcial e cidadão. “Apesar da gente ser uma TV Legislativa, a gente não tem lado A ou B, pois nós não deixamos de dar voz a nenhum dos candidatos, a nenhum dos partidos. Então, isso mostra a democracia acontecendo dentro da Casa Legislativa”.

 

Além da rádio e TV, a equipe de comunicação das redes sociais da ALE-RR (@assembleiarr) cobriu os detalhes da votação, apuração e resultado das eleições gerais de 2022 nas plataformas do Instagram, Twitter, Facebook e YouTube. Uma cobertura em múltiplos veículos da Assembleia Legislativa (ALE-RR) para levar informação de qualidade aos cidadãos roraimenses.

 

Resultado das Eleições em Roraima

Com 56,4%, cerca de 163.167 votos, o candidato à reeleição ao Governo do Estado, Antônio Denarium (PP), ganhou em primeiro turno contra a candidata Teresa Surita (MDB), que teve 118.856 votos (41,1%).

Para a única vaga ao Senado por Roraima, o pepista Hiran Gonçalves (PP) foi eleito com 118,7 mil votos (46,4%) e o segundo lugar ficou com  Romero Jucá (MDB), que teve 91,4 mil votos válidos (35,7%).

Em Roraima, para presidente da República, o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PPL), totalizou 207,5 mil votos (69,5%) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou em segundo lugar com 68,7 mil votos (23%).

No cenário nacional, a escolha para presidente ocorrerá em segundo turno, no dia 30 de outubro, após Luiz Inácio Lula da Silva finalizar com 47,8% e Jair Bolsonaro com 43,7% dos votos válidos.

Votos nulos representaram 4,5 mil, em branco foram 4,1 mil contabilizados, anulados sub judice (candidatos com pendências na Justiça eleitoral) somaram 824 votos. No total, foram 304.319 votos em Roraima.

Para a bancada federal, foram eleitos: Jhonatan de Jesus (Republicanos) – reeleito; Helena da Asatur (MDB); Duda Ramos (MDB); Defensor Stélio Dener (Republicanos); Albuquerque (Republicanos); Nicoletti (União) – reeleito; Zé Haroldo Cathedral (PPSD) e Pastor Diniz (União).

Já para o Estado, os deputados eleitos para a Assembleia Legislativa de Roraima foram: Soldado Sampaio (Republicanos) – reeleito; Joilma Teodora (Pode); Marco Jorge (Republicanos); Tayla Peres (Republicanos) – reeleita; Neto Loureiro (PMB) – reeleito; Aurelina Medeiros (PP) – reeleita; Catarina Guerra (União) – reeleita; Chico Mozart (PP) – reeleito; Jorge Everton (União) – reeleito; Renato Silva (Pros) – reeleito; Marcelo Cabral (Cidadania) – reeleito; Odilon (Pode) – reeleito; Idázio da Perfil (MDB); Lucas Souza (Pros); Coronel Chagas (PRTB) – reeleito; Eder Lourinho (PSD) – reeleito; Angela Águida Portella (PP) – reeleita; Dr Cláudio Cirurgião (União); Gabriel Picanço (Republicanos) – reeleito; Marcinho Belota (PRTB);  Dr. Meton (MDB); Rárison Barbosa (PMB); Isamar Júnior (PSC); e Armando Neto (PL).

Texto: Anderson Caldas / Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza/ Eduardo Andrade/ Marley Lima e Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas