CAPOEIRA
Instituto Biriba faz apresentação em espaço cultural da Assembleia Legislativa

Movimentos ágeis misturados com música, dança e luta. Essa foi a dinâmica de mestres e alunos do Instituto Biriba em uma roda de capoeira no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A apresentação cultural ocorreu nesta sexta-feira (14) e marcou o encerramento da exposição fotográfica “Onà – Caminho”.

O evento é em comemoração aos cinco anos de fundação do Instituto Biriba – Capoeira & Arte, que mostrou, durante duas semanas no hall da Casa Legislativa, fotografias tiradas pelas famílias dos capoeiristas durante todo período de implantação da escola.

A exposição fotográfica retrata o caminho do nosso instituto e a ideia é mostrar, nesse espaço público, a potência que um projeto social tem na vida de crianças e adolescentes, como as ações positivas desenvolvidas por nós refletem na vida deles”, contou Jefferson Dias de Araújo, contramestre e fundador do instituto.

Uma dessas alunas é Camila Pereira dos Santos, de 16 anos. Ela participa das atividades desde a inauguração do instituto e valoriza a evolução que teve no projeto.

Eu acho muito bom participar da roda de capoeira, porque eu vivia trancada em casa e não fazia nenhum esporte. Hoje, tenho muito orgulho disso, pois estou na última corda dos adolescentes e quase me tornando professora”, disse.

Espaço Cultural da ALE-RR

Por meio da Resolução nº 049/2021, a Assembleia Legislativa destina um espaço para prestigiar as mais diversas manifestações culturais de Roraima. O Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, localizado no hall do Parlamento estadual, é reservado para a realização de eventos de cunho educativo, cultural, artístico e científico.

Além do papel de aprovar políticas públicas, a Assembleia Legislativa tem essa preocupação em incentivar e valorizar a cultura e a história de Roraima. Por isso, o espaço vem para abrigar essas atividades com o intuito de dar maior visibilidade à cultural local e facilitar o acesso à população”, afirma Vanessa Brito, gerente do Núcleo de Relações Públicas da ALE-RR.

Texto: Anderson Caldas

Foto: Marley Lima