15 DE OUTUBRO
Professores da Assembleia Legislativa compartilham experiências e celebram conquistas na docência

“Ser professor é ser um eterno aprendiz”. É assim que a professora Glaiciane Andrade, do curso de Atendimento ao Público da Escola do Legislativo (Escolegis), descreve o ato de lecionar.

Docente há mais de 12 anos, ela celebra o Dia do Professor neste sábado (15) e afirma que as trocas de experiências tornam a profissão tão especial.

“Ser professor vai além de passar conhecimento. É você aprender. Ele [professor] se alimenta do conhecimento dos alunos e acaba aprendendo até mais do que eles. É a profissão que eu amo, sou apaixonada pela sala de aula e não me vejo em outra função.”

Formada em Administração, Glaiciane conta que não fazia parte de seus planos se tornar professora, mas acabou se apaixonando pela área.

“Não era o meu objetivo estar em sala de aula, mas assim que eu fui inserida e tive a possibilidade de trabalhar, eu me apaixonei. Então, por isso, estou até hoje na sala de aula. Estou fazendo minha segunda graduação em Pedagogia, tenho especializações em Educação a Distância e Gestão. Tudo hoje é focado na educação”, ressaltou Glaiciane.

É muito prazeroso’

O amor pela docência também transformou a vida do professor de balé do Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Célio Magalhães.

“Nunca passou pela minha cabeça ser professor de balé, principalmente ser bailarino, mas foi algo que mudou minha vida. Já tenho 22 anos de carreira e me considero 90% professor e 10% bailarino. Hoje me dedico a ensinar tudo aquilo que já aprendi”, afirmou.

Durante os anos de carreira, o professor viajou mundo afora participando de workshops e festivais, onde representou Roraima. Toda a experiência é compartilhada na sala de aula, com as crianças e adolescentes atendidas pelo Centro.

“É muito gostoso passar para elas essas experiências, é uma troca. […] Eu não pensava em ser professor de dança, mas quando o destino escolhe e você tem esse dom, é maravilhoso. A dança transformou minha vida em muitas áreas, tanto com a disciplina como conhecer a vida, conhecer outros estados. Tudo isso me levou a ser professor, a me dedicar mais e aprimorar minha didática.”

Para ele, transformar tantas vidas trouxe sentido para a sua própria. “É muito prazeroso e cativante transformar a vida das crianças pelo balé, movimentos, pela linguagem da dança, onde elas trabalham a sociabilidade, a empatia, e as levamos a descobrir seu corpo, o seu talento e a vontade de sonhar”, destacou o professor.

Construir novos conhecimentos’

A professora do curso de camareira da Escolegis, Tathiana Picanço, atua há mais de dez anos na docência. Ela é formada em Turismo pela Universidade Nilton Lins, de Manaus, e ressalta a troca de saberes como fator primordial na construção do conhecimento.

“Lecionar para mim é construir novos conhecimentos. É conseguir visualizar o desenvolvimento do aluno, como ele inicia e, depois da formação, perceber o crescimento profissional e que ele adquiriu conhecimento. É uma paixão para mim, eu gosto muito de ensinar”, afirmou Tathiana.

Incentivo à educação

O incentivo ao ensino é uma pauta importante da Assembleia Legislativa, segundo o presidente da Comissão de Educação, deputado Evangelista Siqueira (PT). Além dos trabalhos desenvolvidos pela Escolegis e Centro de Convivência da Juventude, a Casa beneficiou a categoria por meio da aprovação de projetos de lei.

“Por meio da Comissão de Educação, nós já encaminhamos discussões importantes para todas as categorias que compõem a educação estadual, sejam elas professores, alunos, pais e demais servidores. Aprovamos o PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração], reajuste salarial para os professores, e temos cobrado constantemente providências do Governo do Estado em relação ao transporte escolar, merenda, estrutura das escolas, dos prédios e melhores condições de trabalho para os profissionais”, destacou o deputado.

Ainda segundo o parlamentar, o compromisso da ALE-RR com o cidadão visa garantir a educação de qualidade e o incentivo aos profissionais da categoria. “Estamos atentos a todos os temas que chegarem ao nosso conhecimento, para que nós possamos dar encaminhamento e cobrar dos órgãos necessários a plena efetivação para melhoria da educação estadual”, concluiu Evangelista.

Texto: Juliana Dama

Foto: SupCom ALERR