Pular para o conteúdo

CENTRO DE CONVIVÊNCIA
Programação especial para alunos iniciada em Mucajaí segue terça e quinta em Boa Vista

O Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promove uma programação especial para os alunos com rodas de conversa e aulões de zumba em alusão ao Outubro Rosa, campanha de prevenção do câncer de mama.

Nesta sexta-feira (21), as atividades foram na Escola Estadual Padre José Monticone, em Mucajaí, por meio do polo do Centro de Convivência do município.

Na terça (25) e quinta-feira (27), a partir das 19h, a programação continua, respectivamente, no polo do Pedra Pintada, na Avenida Diamante, 1227, e na sede da Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataide Teive, 3510, bairro Buritis.

“O evento é para orientar as mulheres sobre formas de prevenção e procura por atendimento médico. Já a zumba tem o objetivo de levar uma qualidade de vida para a praticante, por meio da perda de calorias, distração e interação com outras pessoas”, destacou a diretora do Centro de Convivência da Juventude, Beatriz Vasconcelos.

Antes de iniciar o aulão, as participantes receberam informações de como prevenir a doença, com o consumo de alimentos e bebidas saudáveis. A roda de conversa desta sexta-feira foi ministrada pela nutricionista do Núcleo de Saúde da instituição, Kethellen Fernandes.

“Embutidos, industrializados, bebidas alcoólicas, refrigerantes, tudo o que é rico em sódio, conservantes e gorduras, elevam as condições de se ter o câncer de mama. Temos que trazer para a nossa vida escolhas mais assertivas de alimentos in natura“, pontuou Kethellen, ressaltando que a alimentação, aliada aos exercícios, combate a obesidade, outro fator que contribui para a doença.

As alunas Waleska Moreira e Noêmia Costa têm depressão. Para elas, a zumba é uma forma de terapia que as ajuda a se desestressar e esquecer problemas.

“Eu venho para cá, me divirto com minhas colegas, os professores são ótimos. Quando chego, sou abraçada”, contou Waleska, complementando que cortou o cabelo para apoiar uma pessoa da família com câncer.

 

 

“A zumba é uma atividade boa para mim. Teve um tempo em que fiquei muito triste e tinha que ocupar minha mente com algo. Foi aí que me inscrevi e, desde então, me sinto muito bem”, contou Noêmia.

 

 

 

Outubro Rosa

O Outubro Rosa nasceu na década de 1990 como uma forma de mobilizar a população mundial quanto à importância da detecção precoce do câncer de mama. O movimento tem como símbolo um laço cor-de-rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), que ocorre anualmente.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas