INFRAESTRUTURA
Rua do bairro Operário deve ser asfaltada após solicitação do ‘Fiscaliza’ a órgãos municipais

Alagamento no inverno e poeira no verão. É dessa forma que a Rua Anísio Carlos Amorim, no bairro Operário, onde mora o produtor de hortaliças Francisco Nascimento, de 76 anos, fica nessas épocas do ano.

Ele contou que solicitou a intervenção do “Programa Fiscaliza”, da Assembleia Legislativa (ALE-RR), porque, além da via ficar intrafegável, suas plantações de couve, cheiro-verde, alface, entre outras, já foram danificadas devido às águas das chuvas que não têm por onde escoar.

“Moro aqui há 27 anos. A rua represa a água e alaga tudo. Hoje, não me prejudica mais, porque aterrei quase tudo. Mas meus vizinhos ficam ‘alagados’. Falta ajeitarem os bueiros também”, destacou o produtor que aguarda a conclusão dos serviços.

Francisco contou ainda que ficou sabendo do Fiscaliza e fez a denúncia. “Eu liguei muitas vezes para a prefeitura, enviei mensagens e mandaram colocar barro, informando que iriam ajeitar as ruas do bairro. Então, encontrei o programa e denunciei a situação. No dia seguinte, as máquinas já começaram os serviços”, afirmou.

O técnico do sistema do “Fiscaliza”, Osiel Araújo, responsável pelas demandas dos moradores, contou que, assim que foi recebida a denúncia do produtor, uma equipe foi enviada ao local.

“Foi constatado que faltava infraestrutura no bairro. Fizemos o processo, enviamos para a ALE-RR, que mandou para a Câmara Municipal. De lá, foi encaminhado para a Secretaria de Obras e, hoje, o bairro está sendo contemplado com os serviços”, detalhou.

O programa atua como os olhos do Poder Legislativo em todo o Estado. O órgão funciona na Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. As denúncias também podem ser formalizadas pelos canais App Fiscaliza, site fiscalizarr.com.br e o WhatsApp (95) 98402-1735.

Qualquer cidadão pode e deve denunciar problemas relacionados às áreas de saúde, infraestrutura, educação, segurança e saneamento básico, conforme enfatizou o técnico.

“O morador que vir que o governo [estadual e municipal] está deixando de atender às demandas, procure o “Fiscaliza”. Estamos à disposição da comunidade para atender qualquer problema”, disse.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza