Pular para o conteúdo

ASSISTÊNCIA GRATUITA
Deputados estaduais prestigiam posse de sete novos defensores públicos de Roraima

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE/RR) empossou na noite desta segunda-feira (24) sete novos defensores públicos. A cerimônia de posse ocorreu no Fórum Sobral Pinto e contou com a presença de várias autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário.

O defensor público-geral, Stélio Dener, considerou a posse um novo tempo no Estado de Roraima porque há 22 anos, quando a instituição foi criada, a previsão era de 45 defensores. Com essa posse, o quadro de membros passa a ter 48 defensores públicos.

“Esse número nunca foi ultrapassado durante esses 22 anos, embora tenha havido um crescimento populacional, a demanda da Defensoria Pública tenha aumentado e haja a necessidade de nós fazermos o nosso trabalho em todos os municípios. Com a reformulação da lei no ano passado, que prevê 58 defensores públicos para Roraima, é que vamos ultrapassar os 45. Mas a Defensoria Pública do futuro precisa de muito mais defensores para poder levar a assistência gratuita para ajudar toda a população roraimense”, ressaltou.

A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), que também é defensora pública, deu as boas-vindas aos novos empossados. Ela relembrou a história de luta da instituição por melhores estruturas físicas e salário compatível com o trabalho executado. Fez questão de explicar de forma simples não somente o papel da Defensoria, mas como deve ser o comportamento de um defensor público.

“Temos que ter militância, entender políticas públicas e nos colocar no lugar do outro, e saber que estamos aqui para lutar pelos mais vulneráveis da nossa sociedade, aqueles que choram e imploram para ter um bom atendimento, porque essa é a última porta à que eles batem”, enfatizou, ao dizer que se orgulha de ser defensora.

 

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) ressaltou que a posse de mais defensores significa mais atendimento.

“Quem ganha é a população, e a menos favorecida. A Defensoria Pública está de parabéns, bem como o Estado de Roraima”, disse.

 

 

 

O governador Antonio Denarium (PP) considerou a posse um momento de grande importância porque vai refletir diretamente no atendimento da população que necessita da DPE.

“Fico feliz com a posse de mais sete defensores, ampliando o seu quadro nestes 20 anos de instituição, atendendo a todos que precisam e não têm condições de pagar pelo serviço jurídico, chegando inclusive, de forma itinerante, àqueles locais onde não há comarca”, destacou.

 

Roberto Velloso, pai de um dos empossados, estava orgulhoso de ver o novo passo dado pelo filho. “Foi uma trajetória difícil, de muita dedicação. Gustavo sempre defendeu essa vontade de fazer um concurso de uma carreira importante como a Defensoria. Foi uma surpresa o fato de ele ter escolhido Roraima porque não havia nenhum histórico de vínculo com o Estado, mas a gente apoiou. Felizmente, para a satisfação de toda a família, ele conseguiu”, contou Velloso.

Para o novo defensor Gustavo Velloso, 29 anos, a posse é a sensação de dever cumprido das metas que ele planejou para a vida profissional.

“É uma conquista, um sonho sendo realizado, vários anos de estudo, abdicação, muita dedicação e todo o apoio familiar. É um sonho meu e da minha família que me apoiou em todos os momentos, e, felizmente, estão aqui para presenciar esse momento tão importante. Pretendo ser na Defensoria um agente de transformação social, para auxiliar nas demandas de que a população precisa, pôr em prática o conhecimento sendo esse agente de promoção dos direitos humanos”, afirmou.

A nova defensora pública Beatriz Fernandes estava emocionada com o fruto de muita dedicação.

“É a coroação, o final de uma trajetória de estudos muito longa. Finalmente, esse dia chegou, a tão sonhada posse, um dia de muita emoção para mim, minha família e amigos. É uma função institucional importantíssima de assistência aos vulneráveis, hipossuficientes. A população pode contar comigo como defensora para cumprir o papel da instituição”.

 

Os novos defensores públicos são Edmar Alves de Castilho, Gustavo Bustillos Moncores Velloso, Venderson de Sousa Chagas, Wagner Silva dos Santos, Beatriz Dufflis Fernandes, Elisa Rocha Teixeira Netto e Helena Grassi Fontana.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Marley Lima e Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas