Pular para o conteúdo

COMBATE AO CÂNCER
Aulão de zumba leva entretenimento e informação a participantes no Pedra Pintada

Um aulão especial de zumba ocorreu na noite desta terça-feira (25) no Polo do Centro de Convivência da Juventude do Pedra Pintada em alusão ao Outubro Rosa, campanha dedicada à prevenção do câncer de mama. Além dos passos em ritmo acelerado e contagiante, a aula contou com uma palestra voltada para a temática, mesa de frutas, decoração rosa, e todas as alunas vestidas com a mesma cor. Mais de 40 mulheres participaram do evento.

Esse foi o segundo aulão da programação do Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O primeiro foi no núcleo do município de Mucajaí e o terceiro será nesta quinta-feira (27), a partir das 19h, na Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, bairro Buritis.

“Estamos levando não somente atividade física como qualidade de vida, mas também, em parceria com uma profissional de saúde, informações de como prevenir os cânceres de mama e do útero por meio do toque, da nutrição e do esporte. É um prazer imenso desenvolver um evento como esse porque, além das mulheres estarem recebendo toda a atenção em relação à informação, estão se divertindo com a dança, o que previne também outras doenças”, disse a diretora do Centro de Convivência, Beatriz Vasconcelos.

O professor de zumba Janderson Pereira preparou uma aula especial para o evento para que as alunas percebessem na prática os benefícios da dança. “O ritmo da zumba nos permite a redução do peso porque em uma hora de aula se perde de 600 a mil calorias. O resultado é que a pessoa passa a dormir bem, elimina gordura, tonifica o corpo e começa a ter uma vida mais ativa, pois o movimento da dança a tira do sedentarismo”, explicou, ao lembrar que quem não tem dinheiro para ir à academia, pode buscar os projetos do Centro de Convivência.

A vendedora Ivete Teixeira, 55 anos, não abre mão de praticar a zumba como esporte para manter a qualidade de vida. “Na idade em que estou e para manter a saúde que tenho, dependo muito da dança. Sou aluna de zumba há oito anos, e convido todos que queiram chegar à minha idade com essa energia toda, que venham participar conosco”, recomendou.

 

A pescadora Leide Diana Lima Souza tem 42 anos e disse não ter dúvida de que a dança faz aumentar a qualidade de vida. “Estão de parabéns os idealizadores do projeto, porque é muito bom para a saúde, além da palestra que nos informou mais sobre como prevenir o câncer de mama e do colo do útero”, afirmou.

 

A nutricionista Sthefane Feitoza, que é parceira da ação do Centro de Convivência, explicou que a alimentação é um fator importante na prevenção do câncer. “É importante saber que os hábitos saudáveis não estão ligados somente à alimentação. Preferencialmente, temos que comer alimentos in natura, excluir do cardápio os alimentos ultraprocessados, praticar atividades físicas e manter a mente e o corpo sãos. Além disso, não esquecer de fazer o autoexame para a prevenção do câncer de mama”, destacou.

A coordenadora do Polo Pedra Pintada, Suzana França, ressaltou que a animação das participantes contribuiu para que o aulão se tornasse, de fato, diferente. Ela aproveitou para lembrar a comunidade do Pedra Pintada e dos bairros adjacentes que as aulas são rotineiras.

“Todas as terças e quintas-feiras, a partir das 19 horas, tem aula de zumba aqui no polo. É uma hora de aula e ainda temos vagas, basta vir se inscrever. Aceitamos todas as idades”, explicou a coordenadora.

 

Texto: Marilena Freitas

Foto: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas