Pular para o conteúdo

MÉTODO ABA
TEAMARR certifica alunos por conclusão em curso de Assistente Terapêutico

O projeto TEAMARR, do Centro de Apoio à Família da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), certificou na noite desta segunda-feira (31) 40 alunos pela conclusão do curso de Assistente Terapêutico – Análise do Comportamento Aplicada (ABA). A cerimônia ocorreu no Plenário Valério Caldas de Magalhães.

A capacitação foi destinada aos familiares de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de profissionais de saúde e educadores. Segundo a deputada Angela Águida Portella (PP), presidente do programa, o objetivo foi ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o TEA.

“O autismo ainda é pouco entendido e precisamos ter esse olhar diferenciado e uma compreensão maior. Com a aquisição de conhecimento, conseguimos tratar com mais dignidade, tranquilidade e segurança essa criança, seja no âmbito familiar, escolar ou nas unidades de atendimento de saúde”, afirmou a parlamentar.

 

De acordo com o coordenador do TEAMAR, Ednaldo Coelho, o curso foi realizado nos meses de agosto e setembro, com encontros semanais na Assembleia Legislativa, em que foram ensinadas diversas técnicas para melhor lidar com pessoas com o transtorno.

“O curso foi muito bom porque o público-alvo foram pessoas que estão lidando no dia a dia com crianças ou pessoas com autismo e a dinâmica do curso favoreceu a prática. Na segunda-feira, a gente se encontrava e era ministrada uma teoria. Durante a semana, os alunos colocavam em prática. Na outra semana, compartilhamos as experiências, sempre dando conselhos por meio do instrutor, para a melhoria dessa prática”, explicou Ednaldo.

A professora do curso, Ana Paula Aporta, que é doutora em Educação Especial e supervisora em Análise do Comportamento Aplicada, afirma que o método trouxe resultados efetivos para os estudantes.

“O mais interessante é que tivemos a participação de pais, então eles conseguem ensinar as coisas dentro de casa, no dia a dia, de uma maneira mais natural e funcional. Tivemos a presença de professores, que contaram de realidades que conseguiram mudar dentro da sala de aula com alunos que tinham algumas barreiras comportamentais que estavam impedindo a aprendizagem de novas habilidades. Também tivemos profissionais que vão trabalhar diretamente nas clínicas. Agora nossa expectativa é que os alunos queiram se aprofundar mais nessa teoria”, avaliou a professora.

Para a propagandista Rodrimary Nobre, uma das mães que participou da capacitação, o aprendizado já fez a diferença em casa, no dia a dia com o filho de sete anos diagnosticado com TEA.

“Foi um divisor de águas. Eu, como mãe, vou conseguir de forma mais otimizada perpetuar em casa o trabalho que é feito pelos profissionais, porque o profissional sem ajuda da família não consegue fazer muita coisa. Durante o curso, muitas tarefas foram para a gente já colocar em prática, justamente para ficar fixada a informação, de forma que você realmente aprende”, disse Rodrimary.

TEAMARR

O Centro de Apoio à Família atende familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista e está localizado na rua Jaqueira, número 623, bairro Paraviana.

A instituição tem equipes multiprofissionais, formadas por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e neuropedagogos. O atendimento ocorre das 8h às 12h, e das 14h às 18h.

Texto: Juliana Dama

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas