Na manhã desta terça-feira (1ª), o Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, com 18 votos, o Projeto de Lei (PL) nº 277/2021, que inclui o Dia de Conscientização da Misofonia no calendário oficial de eventos do Estado a ser comemorado no dia 12 de novembro. A matéria foi proposta pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania).
Conhecida também como síndrome de sensibilidade seletiva ao som ou 4S, a misofonia é a condição em que uma pessoa apresenta hipersensibilidade auditiva exacerbada acompanhada de reações orgânicas de intolerância a determinados sons.
Descoberta na década passada nos Estados Unidos, a hipersensibilidade ainda não possui tratamento eficaz. Durante a discussão do PL, a autora da matéria falou da importância de educar a sociedade para acolher com empatia as pessoas que sofrem com a síndrome.
“Essa lei busca educar, para que se evitem sons que possam incomodar pessoas que tenham essa hipersensibilidade auditiva. Então, eu peço para os meus pares para que, com o conjunto de leis que esta Casa está fazendo, nós possamos dar uma resposta para a sociedade num processo educativo permanente”, esclareceu.
Em aparte, o deputado Chico Mozart (PP) destacou apoio à causa e o comprometimento de Rodrigues com a pauta das pessoas com deficiência.
“Parabenizar minha amiga Lenir pela iniciativa de projeto. Ela que é a grande defensora de todas as causas e, em especial, das pessoas com algum tipo de deficiência e dizer que esse projeto vai dar visibilidade, resguardar os direitos delas e dar uma certa valorização para essas pessoas”, afirmou.
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Marley Lima/ Nonato Sousa
SupCom ALE-R