Pular para o conteúdo

MÍDIA E EDUCAÇÃO
Clube do Rádio de Roraima celebra Dia do Radialista com podcasts produzidos por alunos

O Plenarinho Valério Caldas Magalhães, da Assembleia Legislativa (ALE-RR), sediou o 2º Encontro de Mídia-Escola, realizado pelo projeto Edumídias e Clube do Rádio de Roraima, em alusão ao Dia do Radialista, comemorado nesta segunda-feira (7).

Com o tema “Mostra de Mídia Escolar e Podcast”, quase 30 alunos de dez escolas estaduais foram convidados a conhecer os meios de comunicação do Legislativo e a produzir e apresentar podcasts com temas variados. Entre os conteúdos abordados, estiveram a importância da prevenção precoce aos cânceres de próstata e de mama e educação no período da pandemia.

A diretora da Rádio e TV Assembleia, Camila Dall”Agnol, falou sobre o veículo dentro do Legislativo. No ar há pouco mais de um ano, a emissora tem a missão de levar informação e entretenimento.

É dia de homenagear os radialistas do nosso Estado. A gente se coloca não só à disposição para receber, mas como também formar novos radialistas. É uma nova geração de profissionais que está nascendo e temos orgulho de fazer parte desse novo ciclo. O rádio tem a magia da imaginação, e vir aqui e conhecer a realidade, com certeza, faz a diferença para quem gosta e estuda rádio”, destacou.

Conforme o coordenador do projeto, Francisco Paes, o programa foi idealizado para inserir as ferramentas de comunicação no ambiente escolar, em favor da educação.

Ele visa capacitar professores, alunos e servidores, para que possam movimentar dentro do espaço escolar as mídias, usando-as como ferramentas de educação e, também, de forma pedagógica”, explicou Paes.

Angelina Cruz, professora da sala de recursos multifuncionais da Escola Dom José Nepote, considerou necessário o projeto dentro das unidades e disse que a unidade de ensino pretende dar continuidade a ele.

A divulgação das ações pedagógicas, sem dúvida, aumentará. A comunidade escolar ficará a par de todos os trabalhos que as instituições realizam e isso é muito importante. Com o podcast, percebemos que a difusão do nosso trabalho crescerá. Ganham a escola, a comunidade e o Estado”, ressaltou.

Para as estudantes do 9º ano da escola Dom José Nepote Kamila Souza Sá e Isabella Machado, ambas de 15 anos, a oportunidade de apresentar um podcast foi algo interessante e novo.

Esse projeto foi algo bem rápido. Os professores chegaram com a proposta de vir aqui na Assembleia representar nossa escola, fizemos um teste e fomos aceitas. Foi algo muito bom e gostei”, disse Kamila.

Foi minha primeira experiência. Na hora, fiquei bem nervosa, mas foi muito legal de se fazer. A gente só escutava por fora, e depois que conhece por dentro, vemos que as coisas são muito mais interessantes, como tudo acontece, como é falado”, complementou Isabella.

Ao final do evento, os alunos puderam conhecer de perto o estúdio da Rádio Assembleia (98.3). Participaram as escolas estaduais Antônia Coelho de Lucena, Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias, Dom José Nepote, Euclides da Cunha (GEC), Major Alcides, Mario David Andreazza, Monteiro Lobato, Oswaldo Cruz, São Vicente de Paula e 13 de Setembro, além da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Álvaro Botelho

SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas