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Clientes e lojistas se preparam para Black Friday e Procon Assembleia orienta consumidores

A última sexta-feira deste mês (25 de novembro) é dia de Black Friday. A “Sexta-feira Negra” nasceu nos Estados Unidos e é uma data em que os lojistas aproveitam para ofertar megapromoções de produtos, tradição seguida por outros países.

No Brasil, já é possível observar muitos sites de vendas com promoções antecipadas. Mas a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, alerta que o consumidor deve ficar atento às ofertas para garantir uma boa economia.

É importante pesquisar preços tanto em lojas físicas quanto online. As primeiras têm um gasto maior, então é natural que o consumidor compre mais em sites, mas é preciso que ele verifique se esses estabelecimentos têm CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica], endereço físico e o SAC [Serviço de Atendimento ao Consumidor]”, destacou.

Essa preocupação é necessária, conforme explicou Mileide, para que o consumidor possa tirar dúvidas com o fornecedor em relação a prazos de entrega e política de troca. “Muito cuidado com as promoções enganosas, aquelas que vêm por meio de SMS, WhatsApp, redes sociais em geral e links, para que não seja induzido ao erro”, salientou.

Para as compras presenciais, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante a troca de produtos com defeitos. “Sobre aqueles vendidos na promoção, apesar de terem valor diferente, o consumidor não perde as garantias. Para isso, é importante ele entender essa política de troca, para fazê-la com mais conforto”, disse.

Uma das dicas do Procon Assembleia é sempre guardar a nota fiscal do produto. Se a compra foi online, o consumidor tem direito à desistência do produto em um período de sete dias, pelo simples fato de, se ao receber, não gostar do que comprou.

O bancário Daniel Gomes aguarda a Black Friday com ansiedade. “A gente sempre espera comprar nesta data com um preço melhor. Eu costumo utilizar os meus cartões de crédito nessa época tanto para comprar produtos em promoção como para serviços, a exemplo de passagens áreas, que consumo mais”.

Apesar de já ter tido alguns problemas com a entrega das compras online, Daniel ainda as prefere por alguns motivos. “Consultar em diversas lojas sem sair de casa e receber o produto no conforto da minha residência. Costumo utilizar os aplicativos que me dão a filtragem de valores, dos dias em que o produto estará mais barato, no caso das passagens aéreas, sem eu precisar ficar monitorando, pois eles me enviam uma notificação”, contou.

Elvis Zaquino, gerente de uma loja em Boa Vista, afirma que a empresa em que trabalha fez um planejamento para realizar a Black Friday durante todo o novembro e não somente no dia 25. Como este ano tem Copa do Mundo, no início deste mês a empresa já lançou a promoção “Black da Torcida”.

A cada semana, caem os preços de vários produtos, com descontos que variam de 40% a 50%. No dia 25, será a ‘Black do Hexa’ por ser um ano diferenciado, em que a Copa do Mundo acontece neste mês, o que fará aquecer o nosso varejo. Vamos oferecer não somente a Black Friday, mas as promoções para o Mundial”, garantiu.

As promoções incluem televisores com telas de 65 a 85 polegadas e caixas amplificadas via bluetooth. “A nossa expectativa é muito grande para vendas muito altas, até porque saímos de uma pandemia. E depois da Black Friday, vamos ter um saldão para os produtos que não tiveram saída. Além do Dia das Mães, Dia dos Pais, datas boas para o varejo, a Black Friday é bastante esperada. Aumentamos em 15% o nosso estoque para atender a todos os nossos clientes”, disse.

Black Friday

A tradução de Black Friday é “Sexta–feira Negra”. Na prática, ela tem o significado da maior data de ofertas do Brasil. A origem exata, ninguém sabe dizer. Há quem afirme que a expressão nasceu no final do século XIX, após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia (uma sexta-feira) em plena corrida do ouro.

Outra teoria conhecida é a de que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 1960 para se referir ao dia após o feriado de Ação de Graças, em que o trânsito se tornou um caos.

Graças a isso, surgiu então uma grande oportunidade de venda para os lojistas que fizeram diversas promoções para atrair quem passasse por lá. Essa referência ao trânsito logo se expandiu e se tornou uma expressão local às ofertas, se transformando em uma grande tradição de compras.

No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 com o portal Busca Descontos, e desde então cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano a ano. Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil começou como um evento exclusivamente online que passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

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