CONFERÊNCIA NACIONAL
Servidores da Assembleia Legislativa de Roraima participam de eventos simultâneos na 25ª Unale

Servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), de diferentes áreas de atuação, participaram de debates, painéis temáticos, fóruns e mesas-redondas durante a 25ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que ocorre na cidade do Recife, capital de Pernambuco, até esta sexta-feira (11).

O Cerimonial da ALE-RR é referência entre as Casas Legislativas. Já há alguns anos, as cerimonialistas do Parlamento Estadual são convidadas para fazer parte da organização das conferências da Unale. No encontro deste ano, que reuniu cerimonialistas de todo o Brasil, o tema discutido foi ordem de precedência, que é o prévio estabelecimento da disposição hierárquica entre as pessoas que realizam ou participam de uma atividade que afeta o protocolo, em função do nível ou relevância na sociedade.

A diretora de Cerimonial, Sílvia Macedo, mesmo com toda experiência, ressaltou que sempre muda alguma coisa. “Apesar de existir um decreto de 1972, que trata sobre precedência, se flexibiliza o protocolo, por isso a relevância dessa reciclagem anual. Aprendemos tudo sobre as estratégias existentes dentro do ambiente dos cerimoniais. Precedência é o calcanhar de Aquiles do cerimonial público, uma questão delicada, e todo cerimonialista do setor público tem que ter cuidado, muita atenção com isso”, explicou.

O superintendente de Gestão de Pessoas, Claudemí Souza, disse que “a troca de informações durante a 25ª Unale é fundamental para a continuidade da gestão, que tem sido bastante participativa e contribuitiva”.

Todos os gestores na área de recursos humanos estão aqui reunidos. A gente também vem buscar novas experiências, trocar ideias. Nossa gestão na Assembleia neste setor tem recebido muitos elogios e tem sido exemplo para várias assembleias. Estamos aqui contribuindo com todas as questões na medida da nossa realidade lá de Roraima”, ressaltou.

O procurador-geral da Assembleia Legislativa de Roraima, Paulo Holanda, e o adjunto, Sergio Mateus, ao lado de colegas de todo o país que fazem parte da Anpal (Associação Nacional dos Procuradores e Advogados do Poder Legislativo), participaram de conferências voltadas aos desafios para o desenvolvimento das procuradorias legislativas estaduais.

Esses encontros são muito importantes para a instituição e para o Parlamento. É o 25º encontro da Anpal e nós temos a oportunidade, enquanto Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa, de debater temas importantes que são muito caros para o exercício do mandato parlamentar, para as prerrogativas do Parlamento”, afirmou Sergio Mateus, que faz parte do Conselho Fiscal da Diretoria da Anpal.

Para o procurador-geral Paulo Hollanda, a troca de experiências entre as procuradorias dos estados e do Distrito Federal vai refletir no trabalho desenvolvido nas Casas Legislativas. “São discussões e estudos de temas importantes para o Parlamento brasileiro e parlamentos estaduais, e que podem ser difundidos nos parlamentos municipais”, destacou.

O intercâmbio de informações também foi ressaltado pelo superintendente do Legislativo, Jardel Souza. “Temos contato com consultores legislativos de todo o país e estão sendo discutidas várias implementações tecnológicas que são realizadas no ambiente dessas Casas Legislativas. Uma forma de melhorar o serviço para o parlamentar e, de uma forma geral, para a sociedade. Tivemos agora um debate sobre um sistema informativo das emendas parlamentares do orçamento da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco que é uma coisa extremamente inovadora em relação a nossa realidade de Roraima”, ponderou.

O consultor legislativo Renato Rinaldi enfatizou a importância desse tipo de encontro entre os legisladores, deputados e servidores dos parlamentos estaduais. “Acabamos tendo conhecimento de ações que podem ser efetivadas, deixando o corpo técnico cada vez mais capacitado, atendendo às demandas de forma moderna, dinâmica e sempre inovando”, falou.

O chefe da Casa Militar da ALE-RR, tenente-coronel Marcelo Rocha, também vai levar novidades para o Poder Legislativo roraimense. “A gente vai levar para Roraima o caráter técnico, saber o que as outras assembleias legislativas estão fazendo para a segurança dos seus parlamentares e servidores. Somente quinze estados têm a sua Polícia Legislativa. E a nossa intenção é levar para a Mesa Diretora todas as informações a fim de viabilizar a implantação da nossa”, afirmou.

Texto: Leo Daubermann

Enviada especial ao Recife-PE