Pular para o conteúdo

41ª EDIÇÃO
Expoferr mostra potencial agrícola de Roraima, destacam deputados

Na abertura da 41ª edição da Expoferr (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) 2022, nesta sexta-feira (11), deputados destacaram que a grandiosidade do evento mostra que a agropecuária é o verdadeiro potencial da economia roraimense. Ainda de acordo com eles, todo esse trabalho que coloca Roraima em um ponto econômico estratégico contou com o apoio da Assembleia Legislativa (ALE-RR).

 

A Expoferr segue até 15 de novembro, sempre a partir das 16h, no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na BR-174, Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista.

 

“É um acontecimento importante para o Estado, o que mais cresce na Região Norte, para mostrar o seu potencial e atrair novos investidores. Nós, da Assembleia, estamos contribuindo com esse cenário porque aprovamos em 2020 a Lei das Terras com mais de 40 emendas, possibilitando que o produtor titule 2.500 hectares. Em seguida, foi aprovada a recategorização que permite 65% de reserva legal. Com isso, Roraima pode reduzir a reserva de 20% para 50%. E por fim, o Zoneamento Econômico-Ecológico [ZEE], fazendo com que o Estado usufrua de 50% da área de mata para a produção”, disse o deputado Eder Lourinho (PSD)

 

O deputado Marcelo Cabral (Cidadania) lembrou que, depois de cinco anos sem a Feira Agropecuária, esse momento é também de confraternização. “A Expoferr faz parte da tradição roraimense. Essa será uma oportunidade para novos negócios e investimentos para fortalecer o setor primário. O governador está no caminho certo, e todos os deputados da Assembleia Legislativa, com muito compromisso, aprovam leis e emendas que ajudam a fortalecer ainda mais Roraima”, destacou Cabral.

 

 

O deputado Jota Lopes (União), que tem como bandeira o agronegócio, afirmou não ter dúvida de que o governo segue rumo à prosperidade. “A agricultura no Estado de Roraima deu um salto em quantidade e qualidade nestes quatro anos do governo Denarium. Esperamos para os próximos quatro anos bater novos recordes de produção em função do trabalho que está sendo feito”, analisou.

 

Durante a abertura da Expoferr, o governador Antonio Denarium (PP) assegurou que esta é a maior feira agropecuária da história de Roraima, e que sua realização é também um agradecimento ao povo pela vitória nas urnas.

 

“Temos mais de 250 expositores e mais de 140 bares e restaurantes, com empresas da agroindústria apresentando seus produtos. Roraima é o Estado que mais cresce em área plantada e com maior crescimento em rebanho bovino no Brasil. Temos um governo que valoriza todos que trabalham e produzem. Voltamos, depois de cinco anos, com chave de ouro para mostrar o crescimento econômico do Estado que este ano colhe mais de 200 mil hectares de grãos. O rebanho passou de 780 mil cabeças cadastradas em 2018 na Agência Agropecuária para 1.150.000, ou seja, um aumento de 48%”.

 

Sílvio de Carvalho, presidente da Faerr (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima), instituição parceira na execução do evento, falou sobre a importância da feira para todos os segmentos econômicos. “Nosso público é o produtor rural, seja grande, pequeno ou indígena, da agricultura familiar ou empresarial. Esse momento é ímpar porque a Expoferr possibilita a exposição de nossos produtos e apresenta a nossa grande matriz econômica que é o agronegócio e a nossa industrialização futura. Além de ser uma oportunidade de reencontro, de lazer. Temos muito o que comemorar”, ressaltou.

 

O titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Emerson Baú, explicou que a Expoferr 2022 é um evento que mostra desenvolvimento econômico e uma vitrine das potencialidades de Roraima.

 

“Vamos mostrar na Expoferr 2022 toda a pujança do Estado de Roraima, com novos investidores conhecendo a região, os produtores locais tendo acesso a novas tecnologias e serviços diferenciados para fortalecer o processo de gestão da propriedade”, enfatizou Baú.

 

 

 

Ele salientou ainda que a área de exposição da Feira Agropecuária foi triplicada e mesmo assim não atendeu a todos. “Nossa expectativa é que nestes cinco dias de evento passem por aqui mais de 200 mil pessoas, e que antes, durante e depois haja um movimento de aproximadamente R$ 100 milhões circulando no Estado. Não temos mais vagas no nosso setor hoteleiro, as locadoras de carro não têm mais veículos disponíveis e as empresas de montagem de eventos estão com 100% de seus estoques ocupados na feira”, afirmou.

 

 

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade

SupComALE-RR 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas