Pular para o conteúdo

CIÊNCIA E BELEZAS NATURAIS
Assembleia Legislativa sedia exposição fotográfica e lançamento de livro sobre Alto Alegre

A partir de quarta-feira (16) até 30 de novembro, o Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) recebe a II Exposição Fotográfica de Ciências “As belezas de Alto Alegre em um click” e o lançamento do livro “Iniciação Científica na Educação Básica: Feiras de Ciências no Município de Alto Alegre”. A visitação para conhecer as experiências educacionais inovadoras e as belezas naturais alto-alegrense podem ser feitas das 7h30 às 13h30.

  “Nós queremos facilitar o acesso ao que é feito em Alto Alegre. Desejamos convidar a população para conhecer um pouco do trabalho dos profissionais de educação do município, da exposição fotográfica e do livro sobre educação básica”, convidou a gerente de Relações Públicas da Diretoria de Relações Institucionais do Poder Legislativo, Vanessa Brito.

  Conhecer de perto o município através das lentes dos moradores locais é o mote das 24 fotografias selecionadas para a mostra, como explicou a professora e coordenadora da exposição, Kelly Monteiro.  “Nós montamos uma comissão e um edital que estabelecia todos os critérios para os registros. As fotos foram produzidas por três categorias: alunos, professores e/ou funcionários e a comunidade. Nelas, estão a fauna, flora e a paisagem do município”, destacou.

Editada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o livro “Iniciação Científica na Educação Básica: Feiras de Ciências no Município de Alto Alegre” reúne nove anos de atividades e envolveu alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

De acordo com a coordenadora da iniciativa é uma das organizadoras da obra, professora Marilene Kreutz de Oliveira, os artigos selecionados discutem temáticas de interesse social e ambiental do entorno alto-alegrense sob a perspectiva da ciência por meio de relatos de experiências educacionais, inclusive, de reconhecimento nacional.

“Somos referência em feiras de ciências. Nós temos projetos relevantes, vários deles, aqui de Alto Alegre, saíram para representar o Estado e tiveram sucesso nacional. Então, nossa ideia foi reunir os professores que já desenvolveram esses projetos e tinha interesse em publicá-los”, explicou.

Para quem se interessar em obter um exemplar, durante o período da exposição haverá um QR Code disponível para baixá-lo gratuitamente. “Temos poucos livros físicos, porque quem trabalha com financiamento público tem limite de cópias. O livro não é pago. Quem quiser adquirir, basta acessar o código. Também vamos deixar algumas cópias físicas para quem quiser folhear”, concluiu Marilene Kreutz.

Espaço Cultural

Criado pela ALE-RR para registrar passagens da história legislativa e dar visibilidade a atividades educativas, culturais, artísticas e científicas desenvolvidas no Estado, o Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos é palco desde 2021 de exposições fotográficas sobre o protagonismo feminino no Poder Legislativo, campanha Outubro Rosa e meio ambiente. Recentemente, recebeu a mostra fotográfica sobre a capoeira promovida pelo Instituto Biriba.

 

 

Suellen Gurgel

SupCom ALERR

Foto: Alvaro Botelho / Yasmin Guedes

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas