MUCAJAÍ
Alunos de jiu-jitsu do Centro de Convivência da Juventude são certificados e graduados

A noite desta segunda-feira (14) foi marcante para 27 alunos de jiu-jitsu do Centro de Convivência da Juventude de Mucajaí que subiram dois graus na faixa branca, após seis meses de treino. A instituição faz parte da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

A solenidade de graduação e certificação contou com a participação de pais, professores e amigos. A rigorosa disciplina adotada no esporte não escondia a emoção dos atletas, com idades de 7 a 17 anos, que aguardavam perfilados a chamada do nome.

A servidora pública Ângela Maria da Silva, 44 anos, comemorou em dose tripla. É que entre os 27 alunos, três são filhos dela.

“Estou muito feliz porque é a primeira vez que eles são graduados e recebem um certificado. É uma felicidade enorme ver meus três filhos se formando no jiu-jitsu. Agradeço primeiro a Deus. Eu não teria condições de colocá-los em uma academia particular porque iria gastar muito, mas graças a Deus veio essa academia para cá. Agradeço aos professores que são muito atenciosos”, disse.

No dia a dia, Ângela é pai e mãe dos atletas Alan, Alessandro e Alana, e essa missão exige pulso firme e cobrança de boas notas na escola. Segundo ela, o esporte tem auxiliado muito nessa tarefa. “Tudo mudou. Na educação, respeito, obediência e na sala de aula, porque se empolgaram e estão aprendendo mais, fazendo as tarefas por causa do treinamento”, contou.

A filha dela, Alana Kailane da Silva Pereira, 13 anos, estava ansiosa mesmo depois da solenidade. “Meu coração está bem acelerado, nervoso por ser a primeira vez. Eu me esforcei bastante para estar aqui hoje. Meu sonho é ser professora de jiu-jitsu e lutar com pessoas de outros estados”, disse.

O massagista Jair Oliveira também foi prestigiar o esforço das filhas Helloyza e Hellizza Riajanaid Oliveira. “Esse momento representa oportunidade, uma porta de entrada, porque o esporte é o melhor caminho a ser seguido. Que outros projetos tão bons quanto esse possam chegar a Mucajaí”, desejou, ao ressaltar que a filha caçula, Layzza, faz balé no Centro de Convivência da Juventude.

Helloyza resumiu a emoção em uma frase. “Estou muito feliz porque consegui receber meu certificado, e agora quero ganhar de uma pessoa que tenha faixa maior que a minha”, afirmou.

O professor de jiu-jitsu Edmar Pereira da Silva Junior aposta que esses novos talentos trarão muitas medalhas para Roraima. “Nossas crianças têm um futuro grande, elas são surpreendentes. As daqui de Mucajaí são bem-educadas, querem aprender, conhecer o jiu-jitsu, treinar para serem graduadas. Temos aqui muitos futuros campeões”, profetizou.

Ao presenciar a alegria dos pais e atletas, a diretora do Centro de Convivência da Juventude, Beatriz Vasconcelos, ficou emocionada com os frutos colhidos. “Esse é um momento mágico, maravilhoso. Não tenho palavras para expressar a minha emoção em vê-los sendo graduados, é uma sensação de missão cumprida, de que realmente estamos atingindo o nosso objetivo, dando oportunidade para essas crianças e adolescentes avançarem no jiu-jitsu”, avaliou.

O atleta Luedson da Silva Gentil, 17 anos, disse que a felicidade era de todos. “É muito bom para os alunos e pais verem o filho graduado. Meu coração está muito feliz”, garantiu.

Próxima graduação

Na sexta-feira (18), a partir das 18h, na Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 1370, Buritis, o Centro de Convivência da Juventude promoverá a solenidade de certificação e graduação de mais 78 alunos de jiu-jitsu e de 60 de judô.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Marley Lima