Pular para o conteúdo

MEIO AMBIENTE
Soldado Sampaio defende produção agrícola e agronegócio com sustentabilidade

Na sessão desta quarta-feira (16), durante as explicações pessoais, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), fez um balanço da participação da bancada roraimense e dos servidores do Poder Legislativo na 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que ocorreu na Arena de Pernambuco, Recife (PE), de 9 a 11 de novembro.

“A bancada roraimense está de parabéns. Vários deputados e servidores participando de maneira efetiva das atividades, debatendo assuntos importantes para uma boa governança. Isso demonstra o compromisso da nossa bancada estadual ao se envolver nas discussões promovidas pela Unale e pelo Parlamento Amazônico”, afirmou.

Sampaio ressaltou a importância de a bancada estadual estar inserida nas discussões nacionais, acompanhando os avanços, mudanças e experiências de outras casas legislativas.

“Foram três dias de debates importantes no cenário político-econômico, em especial neste momento pós-eleições. Toda mudança gera expectativa e receio em alguns momentos. Esse cenário foi muito debatido. Especialistas do Senado e da Câmara Federal, da Fundação Getúlio Vargas e do Ministério da Economia fizeram projeções levando em consideração o perfil do novo governo. Vamos aguardar”, ponderou.

Com relação à política ambiental, Sampaio lembrou que Roraima possui experiências positivas no setor. “Enquanto governo e Assembleia Legislativa, nós fizemos nosso dever de casa. Roraima possui várias áreas de proteção ambiental e terras indígenas demarcadas. Aprovamos o Zoneamento Ecológico-Ecológico, preservamos nosso meio ambiente, temos um dos menores desmatamentos do país, mas precisamos ser ouvidos, ser compreendidos e estamos ansiosos para apresentar nossos avanços ao novo governo”.

Sampaio enfatizou ainda que o Estado está pronto para “conviver com a política ambiental, mas sem prejuízo para o setor produtivo”, principal marca de desenvolvimento do governo estadual. “Precisamos conciliar a nossa produção agrícola, seja ela da agricultura familiar, familiar indígena, assim como o agronegócio empresarial com sustentabilidade, de maneira harmônica, preservando o meio ambiente”, completou.

O presidente da ALE-RR citou ainda da visita feita na semana passada à capital federal. “Estive em Brasília, reunido com o governador [Antonio Denarium, PP] e toda a bancada federal. Estivemos na Representação do Governo e em vários ministérios, e lá tivemos uma agenda importante, tratando das emendas ao Orçamento da União. A nossa bancada mais uma vez mostrou-se unida, alocando recursos para o Estado e prefeituras, de acordo com as necessidades e com a viabilidade dos projetos. Precisamos continuar unidos e passar tranquilidade a todos de Roraima, principalmente neste momento de transição”.

Diretoria Executiva da Unale

Nas explicações pessoais, o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) salientou a representatividade de Roraima na nova Diretoria Executiva da Unale. Além dele, que foi eleito para o cargo de tesoureiro-geral, os parlamentares Catarina Guerra (União) e Coronel Chagas (PRTB) foram escolhidos, respectivamente, como secretária de Estado e vice-presidente do Conselho Fiscal.

A eleição ocorreu no encerramento da programação da 25ª Conferência da Unale, quando os deputados estaduais filiados à entidade se reuniram em assembleia geral para escolher a diretoria da gestão 2023-2024. O parlamentar Diogo Moraes (PSB/PE) será o novo presidente da entidade.

“É um momento importante, assumiremos um cargo de grande relevância e começamos a escrever um novo capítulo na Unale. Quero fazer um agradecimento especial à nossa equipe da Assembleia Legislativa de Roraima, Cerimonial, servidores da [Superintendência de] Comunicação, estafe técnico da Casa e a nossos assessores pelo apoio técnico nos três dias de conferência”, disse Picanço.

O deputado Renan (Solidariedade), que também esteve em Recife, usou as explicações pessoais para agradecer ao presidente Soldado Sampaio pela oportunidade dada aos parlamentares e servidores de Roraima de participar da 25ª Conferência da Unale. “O evento foi um sucesso, principalmente a discussão de temas importantes, como a imigração”.

Jubileu de Ouro

 

Ainda durante as explicações pessoais, o deputado Evangelista Siqueira (PT) falou sobre a celebração do Jubileu de Ouro da Catedral Cristo Redentor, que vai ocorrer no próximo fim de semana, dias 19 e 20.

Na programação, está prevista uma exposição fotográfica e exibição de vídeos sobre os 50 anos da igreja no sábado (19). No domingo (20), haverá uma missa campal, às 18h, em frente à Catedral, localizada na Praça do Centro Cívico, presidida pelo cardeal da Amazônia e arcebispo de Manaus, dom Leonardo Ulrich Steiner. “É um monumento histórico e um motivo de alegria em celebrar os 50 anos de evangelização nas terras de Roraima”, destacou.

Medalha Mérito Legislativo

O deputado Jorge Everton (União Brasil) informou que será homenageado pela Assembleia Legislativa de Sergipe, com a Medalha Ordem do Mérito Parlamentar. “Quero compartilhar com os colegas, porque essa medalha é fruto do trabalho que nós desenvolvemos aqui neste Parlamento. Ser lembrado pelo meu estado, onde eu nasci, me deixa muito feliz”, celebrou.

Texto: Leo Daubermann

Fotos: Nonato Sousa / Marley Lima / Jader Souza

Compartilhar
banner assembleia 120x600 ou 160x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125

0