Pular para o conteúdo

MERCADO DE TRABALHO
Escolegis fica movimentada com o início de três novos cursos

A Escolegis ficou movimentada na tarde desta segunda-feira (21), com o início de três novos cursos oferecidos à comunidade e voltados ao mercado de trabalho. Homens, mulheres e adolescentes estavam atentos ao início das aulas de Auxiliar Administrativo, Sobremesas Natalinas e Garçom, módulo II.

 

O diretor da Escolegis, Brenno Carvalho, acompanhou o início das aulas e deu boas-vindas aos inscritos. “Estamos iniciando mais um bloco de cursos com sucesso. As salas estão lotadas e é uma grande alegria para nós da instituição, quando vemos que a população comparece em massa para se capacitar. Agradecemos a todos e avisamos que a partir do dia 28 vamos ofertar novos cursos. Fiquem atentos”, anunciou Carvalho.

 

Se engana quem pensa que o curso de Sobremesas Natalinas é apenas coisa de mulher. Na sala há três homens. Um deles é o adolescente Rhuan Pablo Carvalho, 14 anos, que desenvolveu o gosto pela culinária durante a pandemia.

 

 

 

 

“Durante a quarentena coloquei a mão na massa fazendo bolos e outras comidas. Vou aprender aqui e testar na minha casa na ceia de Natal que vou preparar com minha mãe. Depois tentar realizar meu sonho, montar uma loja para ganhar uma renda”, contou.

 

Há um ano em Roraima, o técnico em cozinha Marcos Alexandre Coelho, buscou o curso para acumular conhecimento na culinária. “Estou aqui para me atualizar com sobremesas, pois sou especialista em cozinha quente. Como está chegando ao fim de ano e moro de aluguel, é uma forma de fazer uma renda extra”, afirmou.

 

A artesã Elyciana da Silva Bentes, que também é técnica em enfermagem, disse que quando o assunto é acumular conhecimento, ela não perde tempo, ainda mais sendo gratuito e de boa qualidade, como os cursos oferecidos pela Escola do Legislativo.

 

“Como aprendi com minha mãe, todo curso é válido e o aprendizado nunca é demais. Temos que conhecer várias áreas. Eu me interessei por essas receitas doces. Quero fazer no final do ano uma mesa bem bonita, ornamentada para minha família. Final de ano é isso, manter a comunhão, a unidade, todo mundo feliz e de barriga cheia”, disse, ao destacar a facilidade para fazer o curso que é uma novidade.

 

A professora do curso, Ruth Dias, tem dez anos de experiência e confessou que um dos maiores prazeres é compartilhar conhecimento. “A gente aproveita esse final de ano para ensinar as receitas para quem quer ter uma renda extra ou mesmo fazer em casa para os filhos e parentes. São receitas fáceis à base de brigadeiro, uma banoffee de travessa, bolo montado na travessa e uma sobremesa de morango com cobertura de chantily”, explicou, ao detalhar que o primeiro passo a ser ensinado é como manipular os alimentos.

Com a sala de aula lotada, a professora Luanda Moura Cavalcante, que há dez anos qualifica pessoas para o mercado de trabalho na área de auxiliar administrativo, disse que essa é uma oportunidade para os alunos aprenderem e se atualizarem com relação às mudanças desta função.

 

 

 

“É a função que dá apoio e suporte a todos os processos dentro de uma organização. É importante ele conhecer um pouco de cada área dentro da empresa, e aqui ele terá uma noção de todas essas áreas. Os alunos recebem o material didático, que é dado gratuitamente, com todo o conteúdo que será abordado na sala, para que eles possam estudar e consultar no momento em que precisarem”, ressaltou a professora.

 

A dona Eurivan Barros da Silva tem 57 anos e há seis anos saiu do mercado de trabalho para cuidar de uma situação familiar. “Trabalhei 16 anos no Hospital da Criança, mas tive que sair porque era um momento delicado na família. Hoje estou me sentindo uma pessoa presa na gaiola, então decidi arregaçar as mangas e recomeçar tudo de novo. Quero me renovar e voltar ao mercado de trabalho. Estou pronta!”, exclamou.

 

A garçonete Dayana Ramalho tem 35 anos e se inscreveu no módulo II do Curso de Garçom para dar continuidade ao aprendizado adquirido no módulo I. “O primeiro curso foi básico, mas bem interessante. Por mais que achasse que sabia, aprendi como organizar uma mesa posta, o que vem primeiro, o garfo, a faca, qual o lado, quais taças para água, vinho, espumante. Aprendi com qual tipo de carne é servido cada vinho. E agora espero adquirir mais conhecimento. Nesta primeira aula ele está ensinando a como fazer a retirada da mesa e já avisou que vai ensinar a fazer o corte na garrafa de champagne”, contou.

 

O professor do curso de Garçom, que também vai ministrar o de Bartender, que será nos dia 28 e 29 de novembro, Fernando Vieira, explicou que o champagne é a princesa dos vinhos, e como Napoleão Bonaparte era amante deste vinho, ele criou a técnica da sabragre, que é abrir o champagne com espada e com uma faca bem afiada. “Só vai aprender essa técnica quem fizer esse módulo II de Bartender. Venham! Ainda há vagas”, convidou.

 

 

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas