Pular para o conteúdo

DE OLHO NO FUTURO
Deputados aprovam projeto de lei que incentiva iniciação científica nas escolas estaduais

Com o objetivo de desenvolver nos estudantes da rede pública habilidades e competências por meio da prática da pesquisa científica, por 15 votos favoráveis o Plenário da Assembleia Legislativa (ALE-RR) aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei (PL) nº 44/2022, que dispõe sobre a “Política de Incentivo à Iniciação da Pesquisa Científica nas Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino de Roraima”.

Proposta pelo deputado Evangelista Siqueira (PT), a matéria estabelece que a política na educação básica se dará pela formação de grupos de iniciação à pesquisa científica e estudos nas escolas estaduais, sendo, preferencialmente, para estudantes do ensino médio.

A ideia da medida, segundo Siqueira, é também desmistificar a ciência e levá-la para o cotidiano dos alunos.

“Geralmente, eles tendem a não ligar a ciência às suas ações do cotidiano. Além disso, a imagem de ‘cientista’ passada pela sociedade marca um estereótipo estranho, geralmente aliado à ideia de algo difícil e complicado. Sabemos que nessa idade o aluno tem uma predisposição a atividades com mais ação e diálogo, mas, ao contrário do que muitos deles pensam, a ciência pode ser feita exatamente desta forma: na escola”, ressaltou Siqueira na justificativa do PL.

 

A iniciativa busca ainda o desenvolvimento tecnológico do país, quando talentos em potencial são aprimorados na educação básica.

 

“É uma forma de descobrir talentos e estudantes com vocação científica. Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq], para desenvolver um país é necessário desenvolver pessoas: elevar o patamar de informação disponível e prover à população conhecimentos básicos de ciência e tecnologia”, acrescentou.

 

O programa poderá contar com a equipe de docentes da própria escola pública, bem como firmar convênios entre a Secretaria Estadual de Educação (SEED) e universidades públicas estaduais e projetos de pesquisas parceiros, preferencialmente no formato de voluntariado e protocolo de extensão curricular.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Marley Lima/ Nonato Sousa

SupCom ALE-RR 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas