Pular para o conteúdo

CONSCIENTIZAÇÃO
Palestra direcionada a servidores da Assembleia Legislativa alerta para câncer de próstata

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu nesta sexta-feira (25), no Plenarinho Valério Caldas Magalhães, uma programação alusiva ao “Novembro Azul” direcionada aos servidores da Casa. A campanha foi criada para conscientizar a sociedade sobre doenças masculinas, com foco na prevenção, diagnóstico e combate ao câncer de próstata.

O superintendente-geral da ALE-RR, Orlando Vagno, parabenizou os organizadores da campanha.

“Todos os atos daqui ecoam lá fora. Então, é necessário que façamos mais ações como essa. Em nome do presidente Soldado Sampaio [Republicanos], tenho o prazer de abrir esse evento. Parabéns aos envolvidos”, disse.

 

 

 

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) reforçou sobre deixar o preconceito de lado e buscar atendimento desde cedo, pois já perdeu pessoas da família acometidas pelo câncer.

“É uma doença silenciosa, perversa e cruel que, quando se manifesta, já está em seu estado avançado. Por isso, peço que a gente se cuide, deixe a vergonha de lado e se trate para evitar problemas piores”, aconselhou o parlamentar, pedindo também que todos reflitam sobre o cuidado precoce.

 

 

Para Marcos Jorge (Republicanos), eleito deputado este ano, é fundamental realizar campanhas de conscientização.

“Todos nós temos amigos, familiares ou pessoas próximas que perdemos para essa doença terrível. Devemos ter consciência da importância de nos prevenirmos, de fazermos exames, porque descobrindo de forma precoce, teremos a chance maior de cura e de combater esse mal”, frisou.

 

 

 

 A Banda de Música da Polícia Militar de Roraima animou os participantes na abertura com canções diversas. Depois, houve uma palestra do médico clínico-geral Roane Pereira Paes, que explicou o que é o câncer de próstata e falou sobre a importância do diagnóstico precoce e fatores de risco causadores da doença, como obesidade e má alimentação.

 

 

Paes ressaltou ainda que o exame é indicado para todos os homens a partir dos 50 anos de idade ou aos 45, em casos de histórico familiar.

“É muito boa essa iniciativa da Assembleia Legislativa que visa sensibilizar a população em geral da importância de diagnosticar o câncer de próstata, muito prevalente na população masculina no Brasil”, contou.

 

 

 

Ainda segundo o médico, quanto mais cedo o paciente procurar atendimento, mais chances tem de ser curado. “As taxas de cura com o tratamento chegam a 90%”, declarou.

O chefe da Casa Militar da ALE-RR, tenente-coronel da PM Marcelo Rocha, destacou a necessidade de buscar atendimento a partir dos 45 anos.

“É necessário que esse exame seja feito pelo menos uma vez ao ano, a partir da idade indicada ou mais cedo se tiver risco familiar. A Assembleia Legislativa está de parabéns por essa iniciativa, e que todo ano seja divulgada, como forma de alertar os homens sobre esse mal.”

 

 

 

Ao final do evento, houve sorteio de brindes para os servidores e coffee break.

Núcleo de Saúde

 

O Núcleo de Saúde da Assembleia Legislativa está disponível para atendimento ambulatorial, emergencial, psicológico e nutricional de parlamentares, servidores e terceirizados.

Conforme a diretora Elissandra da Silva, a unidade ambulatorial e emergencial, que fica no prédio do Legislativo, dispõe de um médico, que atende três vezes por semana, para análise e tirar dúvidas.

“O homem que estiver na idade de fazer o exame ou sentir algo estranho, pode procurar o Núcleo de Saúde, que será marcada consulta com o médico. Se precisar, ele encaminhará o paciente para realizar os exames”, informou.

 

 

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade / Marley Lima

SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 120x600 ou 160x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125

0