SÃO JOÃO DA BALIZA
Alunos de capoeira do Centro de Convivência participam de cerimônia de batismo e troca de cordas

O núcleo do Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima de São João da Baliza, a 320 km de Boa Vista, realizou neste sábado (03) a cerimônia de entrega de cordas e troca de graduação de 40 alunos da capoeira. Parte dos alunos recebeu a corda branca, destinada aos iniciantes no esporte. Os demais trocaram de corda de acordo com o grau de evolução na capoeira.

A cerimônia de graduação da luta genuinamente brasileira e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reuniu além dos professores e alunos, familiares e amigos na praça da Perimetral Norte, no centro do Município.

A empreendedora Rikaelle Magalhães de Oliveira estava emocionada com a graduação do filho Arthur Lucas Araújo de Oliveira, de 5 anos, que recebeu sua primeira corda. Para a mãe, ver o filho jogando capoeira é a realização de um sonho.

“Minha história com a capoeira começou porque meu irmão jogava muito bem. Achava a coisa mais linda. Tentei, mas era muito desengonçada. Então disse que quando tivesse um filho o colocaria para praticar o esporte. Vê-lo jogando é muita emoção, a coisa mais linda do mundo”, disse emocionada.

Ao lado da mãe, Arthur Lucas contou que “estava feliz por ter sido batizado e ganhado a sua primeira corda”.

A aluna Suzilane Luiza de Oliveira Miranda, 13 anos, também recebeu a corda branca. “Estou muito emocionada, capoeira é um sonho, é vida. Eu quero ser policial no futuro, e quando passar em um concurso, já saberei um pouco de defesa pessoal com a capoeira”, analisou.

Para o coordenador do Núcleo em São João do Baliza, Dirceu Freitas, esse batizado de capoeira é o resultado positivo do trabalho que vem sendo desenvolvido. “Esse trabalho só é possível porque é feito em conjunto com o Centro de Convivência, o Mestre Torresmo e a comunidade. É um trabalho de disciplina que o Mestre Torresmo realiza, fazendo acompanhamento de cada aluno nas escolas”, disse.

O professor de Capoeira, Nivaldo Aparecido da Silva, popularmente conhecido como Mestre Torresmo, tem 23 anos de Roraima compartilhando o conhecimento desse esporte que mistura arte marcial, dança e música. Há seis meses no Centro de Convivência, ele conta que está sendo satisfatório fazer parte dessa ação social.

“Está sendo muito bom trabalhar neste projeto, e no próximo ano queremos envolver mais alunos. Além de ir à escola saber como está a vida escolar, visito a casa de todos os alunos. Em seis meses eles não só dominam a técnica de jogar capoeira, mas também tocam os instrumentos. Capoeira é uma filosofia de vida, é dança, é luta, é arte”, ressaltou.

Além de capoeira, o Núcleo do Centro de Convivência da Juventude em São João da Baliza, que está localizado na avenida São Paulo, s/n, bairro Manoel Bezerra, oferece aulas de futebol para crianças e adolescentes entre 7 a 17 anos.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade