EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Assembleia Legislativa de Roraima sedia último encontro do Educomídias em 2022

Promovido pelo Clube do Rádio de Roraima em parceria com escolas públicas, há 20 anos o Educomídias leva educação e cidadania através das ondas do rádio e reaviva a paixão pelo veículo, que já foi o principal meio de comunicação do país entre as décadas de 1930 e 1950, além de estimular a inserção de outras ferramentas de comunicação no ambiente escolar.

encontro marcou o encerramento do projeto em 2022. As escolas participantes compartilharam trabalhos desenvolvidos em sala de aula com mostras de vídeo, apresentação de rádio, TV Escola e podcasts. As produções trouxeram à tona temas do cotidiano dos jovens, como vício no celular, qualidade do ensino e impacto da imigração em Roraima.

Nosso objetivo principal era fechar o ano com alguns trabalhos produzidos pelos próprios alunos, orientados pelos professores. Considero que esse terceiro encontro foi um momento de confraternização, mas também para que pudéssemos continuar incentivando-os a continuar e desenvolver as atividades”, explicou o coordenador do Educomídias, Francisco Paes.

Camila Sá, 15 anos, estudante do 9º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom José Nepote, foi uma das apresentadoras do programa de entrevista ao vivo “Diz aí, professor”. A adolescente confessa que foi só no ensaio do roteiro que se deu conta dos desafios enfrentados pelos professores.

“Vou levar esse momento para a minha vida toda. E agora eestou sabendo mais de quão difícil é ser professor, a questão do respeito, da valorização do salário, ensino”, ponderou.

Vencido o nervosismo da apresentação, Camila já vislumbra a comunicação como um dos caminhos para o futuro. “Eu fiquei muito nervosa na hora, mas vi também que é muito legal ser jornalista, radialista. Vejo como algo que posso escolher no futuro”, concluiu.

Para Guilherme da Mata, professor de Inglês do Ensino Médio da Lobo D’Almada, que orientou uma produção audiovisual ancorada num seriado americano, um dos trunfos das atividades com mídias é a autonomia despertada nos estudantes.

“Recebemos esse convite de Francisco Paes e já tínhamos esse projeto nas eletivas da escola. Uma coisa combinou com a outra. Eles escolheram esse seriado e cada grupo fez um episódio. Depois, só editamos e compilamos para trazer pra cá. O meu papel foi apenas orientar com relação à pronúncia. Isso é maravilhoso, pois tudo parte deles, porque fazem com afinco, com vontade, por isso chegamos a um trabalho bacana, legal”, relatou.

A superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Sonia Lucia Nunes, fechou a programação. Após apresentação de um vídeo institucional sobre a estrutura de comunicação da Casa, ela dividiu com os estudantes um pouco da sua trajetória pessoal e profissional. Filha de Caracaraí, Sonia migrou para Boa Vista aos 17 anos para estudar e destacou o papel da educação na mudança de vida, desde que haja suporte institucional.

“Quando você quer, você busca, mas precisa ter uma rede de apoio, e foi isso que a Assembleia fez com esse projeto social que vai dar frutos lá na frente, pois eu sou fruto de um projeto social. Isso é muito importante, porque a comunicação abre portas, horizontes”, afirmou.

Participaram do encontro as escolas estaduais Camilo Dias, Dom José Nepote, Lobo D’Almada, Major Alcides, Monteiro Lobato, Oswaldo Cruz e 13 de Setembro. Além disso, a cantora roraimense Katty Morais abriu o evento com repertório regado a Marisa Monte, Giulia Be, entre outros sucessos nacionais.

Clube do Rádio de Roraima

Criado em 2016, com apoio da Assembleia Legislativa de Roraima, por profissionais de comunicação e simpatizantes para manter viva a cultura do meio de radiodifusão, o Clube do Rádio debate com seus membros em grupos de redes sociais temas atuais e a evolução da comunicação, eespecial o rádio.

Apesar dos encontros serem majoritariamente em ambientes virtuais, desde a criação o clube organizou e ministrou oficinas, cursos e palestras com o intuito de capacitar e atualizar os profissionais da área, além de difundir a paixão pelo veículo e a comunicação entre os mais jovens com o Projeto Educomídias.

Para saber mais sobre as atividades e como participar do Clube do Rádio, os interessados podem se informar pelo telefone (95) 99905-1086 ou acessar a página https://www.facebook.com/clubedoradiorr

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade/ Marley Lima