US$ 350 MILHÕES
Ipea aponta crescimento de exportações de Roraima em palestra realizada na ALE-RR

Nesta terça-feira (6), o Plenário da Assembleia Legislativa (ALE-RR) se transformou em comissão geral para receber a palestra “Dinâmica e Perspectivas da Economia de Roraima e suas relações com a Guiana e Venezuela”, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Ministério da Economia. O elevado crescimento das exportações roraimenses e os desafios enfrentados para o desenvolvimento das relações comerciais com os países vizinhos estiveram no centro do debate entre parlamentares e técnicos do instituto.

Os dados econômicos foram apresentados por Pedro Silva Barros, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Ele coordena o projeto “Integração Regional: o Brasil e a América do Sul”, que estuda as potencialidades das relações comerciais, econômicas e de infraestrutura com os países fronteiriços.

“O Ipea tem como função primordial formular e avaliar políticas públicas e, por isso, é fundamental estarmos no Parlamento e divulgar os dados pesquisados, porque aqui é a casa do povo, é o espaço legítimo das ideias. Da mesma forma, é importante também que o instituto receba as contribuições dos parlamentares”, disse Barros ao relatar sobre a relevância da divulgação dos dados econômicos na Casa Legislativa.

Soldado Sampaio (republicanos), presidente da ALE-RR, avaliou como de suma importância a presença dos técnicos para o conhecimento aprofundado das exportações roraimenses.

“Na comissão geral, vimos que a nossa balança comercial é superavitária e que tivemos um crescimento estrondoso das exportações para a Venezuela. O Estado de Roraima está pronto para produzir mais. Que possamos vender essa produção aos nossos vizinhos, visando também ao exponencial crescimento econômico da Guiana”, destacou Sampaio.

Dados do crescimento

Segundo Barros, Roraima é o estado que teve o maior crescimento de exportações nos últimos 11 anos no Brasil, com uma receita de quase 350 milhões de dólares em 2022. Os principais produtos exportados são a soja (22,4% do total), enchidos de carne e miudezas (16,4%), margarina (12,6 %), extrato de malte (10,7%), açúcares (8,2%) e óleo de soja (6,1%).

O aumento nas exportações foi tão significativo que o técnico do Ipea fez a comparação das receitas em dólares por habitantes do Estado. “Um roraimense, em média, exportava oito dólares no ano de 2000 e, no final de 2022, estima-se que esse valor fique aproximadamente em 700 dólares por habitante. Isso é um número bem expressivo”, afirmou Barros.

Ainda de acordo com ele, o crescimento na venda de produtos a outros países se deve a fatores de ordem internos e externos do comércio. “Roraima experimentou nos últimos anos um grande crescimento das exportações devido a um dinamismo da economia do Estado e às sanções que os Estados Unidos aplicaram à Venezuela. Além disso, o fato de ter uma estrada pavimentada ao país venezuelano também ajudou”, afirmou.

O aumento nas exportações contribuiu para que Roraima liderasse, em 2021 e 2022, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual brasileiro, alcançando 8,5% e 7%, respectivamente, segundo dados do Ipea.

Texto: Anderson Caldas

Fotos:  Nonato Sousa / Jader Souza / Eduardo Andrade