LANÇAMENTO
Livro de autoria de professores da UFRR retrata dinamismo do Poder Legislativo em três décadas de implantação

O Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas sediou nesta terça-feira (6) o lançamento do livro “Do Passado ao Presente: voto e institucionalidade da Assembleia Legislativa de Roraima (1991-2021)”, de autoria dos professores doutores do Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia da Universidade Federal (Nupepa/UFRR) Roberto Ramos e Reginaldo Gomes.

“Foi uma felicidade ser presenteado pela UFRR e pelos autores do livro que fizeram um resgate dos 30 anos do Poder Legislativo. Foi toda uma análise da história, do comportamento, composição político-partidária, bancada feminina nesta Casa, de pautas de interesse da sociedade, de minorias, entre outras. É um livro que constata nosso momento histórico”, destacou o presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), autor do prefácio da obra.

A deputada Aurelina Medeiros (Progressistas) agradeceu a publicação do livro e falou da importância de a população conhecer sobre o funcionamento e papel do Poder Legislativo.

“A gente é um Poder muito cobrado e o mais desafiado, mas o mais transparente possível. É muito importante, é a maior lacuna que nós temos nesse Poder, é que as pessoas discutam para que serve e qual a função dele. É aqui dentro que se travam as maiores discussões e embates com relação ao crescimento do Estado”, afirmou.

De acordo com Roberto Ramos, o livro nasceu do resultado de uma pesquisa sobre instituições democráticas na Amazônia, na qual a Assembleia Legislativa, prestes a completar três décadas de institucionalização, estava inserida.

“Percebemos que o aniversário do órgão se aproximava. Foi interessante fazer um livro que tratasse desses 30 anos e, para isso, convidamos outros pesquisadores para que saísse uma coletânea. Então, o livro nasceu dessa proposta e foi construído no período da pandemia, para que a gente pudesse coletar, analisar e expor os dados. São 30 anos de história do Poder Legislativo. Isso é democrático e tem que ser valorizado”, declarou.

Para o autor do posfácio, Reginaldo Gomes, participar da construção de um livro que descreve o passado e o futuro de uma instituição foi um “desafio interessante”. Em seu texto, ele sugere e traz reflexões aos deputados, sobre políticas públicas para a sociedade que faz parte da tríplice fronteira.

“Temos alguns textos sobre partidos políticos, as últimas eleições e, pelo grupo de história, muitos artigos e livros publicados sobre a tríplice fronteira [Brasil-Venezuela-Guiana], que trazem elementos bastantes significativos até para os nossos deputados pensarem sobre políticas públicas para essa população diversa. Há também muitos temas atuais do século 21, e isso a gente pensou no livro. No meu posfácio, eu trago um pouco dessa reflexão”, disse.

Da tribuna, a professora Antônia Cilene Miguel, uma das colaboradoras, resumiu sua contribuição.

“Meu intuito foi, por meio da história da Assembleia Legislativa, chamar a atenção, em diálogo com a literatura da ciência política, sobre a importância de estudos do Legislativo local, mostrando a sua relevância e apontando, ao mesmo tempo, a realidade e a medida que ela reflete também os problemas e desafios que são próprios do Legislativo”, frisou.

O livro foi publicado pela editora da UFRR e pode ser adquirido na biblioteca da universidade ou do Estado. Participaram também da obra os acadêmicos e professores Édla Sonaira de Oliveira, Edileuson Almeida, George Brendom Santos, Getúlio Cruz, Maria das Graças Dias, Nélvio Paulo Santos e Ricardo Borges.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza