ARTICULAÇÃO COM EXECUTIVO
‘Assembleia Legislativa tem papel primordial na nossa conquista’, diz um dos 328 PMs formados nesta terça

Na noite desta terça-feira (20), 328 soldados da Polícia Militar de Roraima (PMRR) se formaram e agora passam a integrar a corporação. Eles fazem parte da quarta e última turma do concurso de 2018, cuja convocação foi articulada pelo Poder Legislativo com o governo do Estado.

Durante a cerimônia, ocorrida no Estádio Flamarion Vasconcelos, houve ainda a formatura de conclusão do Curso Especial de Formação de Cabos que promoveu 194 policiais das turmas 2022.2 e 2023.3.

O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou que a Casa sempre apoiou a segurança pública. Para ele, ver centenas de policiais na solenidade é motivo de orgulho.

“Hoje, temos a felicidade de comemorar e participar da formatura militar de mais de 300 policiais ingressando na PM de Roraima O que também nos deixa felizes é saber que a sociedade roraimense terá mais efetivo na rua garantindo a segurança da população”, lembrou.

O Poder Legislativo participou alocando recursos e emendas, dialogando com o governador e o comandante da PMRR sobre a importância de novos policiais militares, civis e penais. “A Assembleia está de portas abertas para continuar ajudando a nossa segurança pública”, afirmou Sampaio.

O deputado Jorge Everton (União) destacou o compromisso da Casa Legislativa e do governo do Estado na convocação dos 328 novos policiais militares.

“Fico orgulhoso de ver a formatura dessa turma, pois nós lutamos para colocar recursos no orçamento e dar condições ao governo estadual para que pudesse concluir o concurso. É mais policiamento na rua, mais servidores públicos e mais famílias que vão ter o seu sustento, mérito do seu suor e próprio trabalho. Parabéns ao governador pelo compromisso assumido.”

O governador do Estado, Antonio Denarium (PP), disse que esse é um dos maiores investimentos na segurança pública com a formação de mais 522 policiais. “Já efetuamos muitas promoções. Roraima apresenta hoje a maior redução, 34%, de crimes violentos e assassinatos, além de termos a maior diminuição do Brasil, 48%, de furtos, assaltos e arrombamentos, e a população tem a sensação de uma segurança de melhor qualidade”, garantiu ao salientar que nesta terça-feira foi inaugurado o estande de tiros.

O comandante-geral da PMRR, coronel Francisco Xavier, informou que a entrada de novos policiais reflete a preocupação do governo do Estado com a qualificação desses servidores.

“Esses policiais vão reforçar o policiamento na capital e no interior, irão transmitir para a sociedade essa tão sonhada sensação de segurança, que é a principal missão da Polícia Militar neste momento em que temos bons investimentos na área de tecnologia e no reaparelhamento com a chegada de novas viaturas. Mas o principal ganho é o ingresso de novos policiais, o investimento no capital humano que a corporação pode oferecer para a sociedade”, enfatizou o comandante-geral.

O novo policial militar Gustavo Vinicius Tupinambá de Sousa Cruz, o “zero um” na pontuação da prova final, afirmou que é uma honra fazer parte da instituição. “É uma grande conquista para mim e para a minha família. Lutamos muito, eu e os outros colegas, para estarmos aqui. Foi um curso difícil, tanto na questão física e psicológica quanto tecnicamente, portanto isso aqui é uma grande celebração por tudo que a gente passou”, disse emocionado.

A turma de Tupinambá é aquela que buscou apoio político na Casa Legislativa para que os aprovados no concurso fossem chamados. “Foi uma luta árdua, a formação dessa turma tem um gosto especial exatamente por esse motivo. Lutamos até o fim, politicamente, pela nossa convocação. Conseguimos, aqui estamos! Nossos representantes articularam com o governador a fim de tornar possível essa organização orçamentária. A Assembleia Legislativa tem papel primordial na nossa conquista”, afirmou com convicção.

Renan Lobo entrou em 2014 na PM. Aos 29 anos, está sendo promovido a cabo. “Essa promoção representa uma satisfação pessoal. Ascensão profissional todo mundo quer, e é o que no militarismo a gente sempre almeja: se graduar e galgar outros degraus na carreira”, avaliou o militar, que também foi o “zero um” da turma, com uma nota de 9.85.

As aulas do curso de formação de soldados do quadro de praças combatentes da PM começaram em 4 de julho de 2022, com 370 alunos convocados, e ocorreram na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago. Foram 29 disciplinas nas áreas jurídica, administrativa e operacional e 1.150 horas.

Já o curso de formação de cabo durou três meses, com 12 disciplinas que abordaram diversas áreas, como o uso diferenciado e seletivo da força, socorro de urgência e noções de Direito aplicado à atividade policial, totalizando 400 horas na modalidade de ensino semipresencial.

Os novos policiais contaram com treinamento na 1ª Brigada de Infantaria de Selva, quando receberam instrução militar básica sobre patrulha rural, orientação e navegação, natação utilitária e obtenção de alimentos de origem vegetal e animal.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Jader Sousa