CENSO 2022
Assembleia Legislativa incentiva população a receber recenseadores do IBGE

O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai até esta sexta-feira (23) em todo o país. Até o momento, quase 86% do levantamento foi concluído em Roraima. Os dados são de suma importância, visto que a pesquisa gera informações que irão nortear políticas públicas para os próximos dez anos.

Pensando nisso, por meio da TV Assembleia (canal 57.3), Rádio Assembleia (98.3), redes sociais do Parlamento e veículos parceiros, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lançou nesta quarta-feira (21) um vídeo institucional de incentivo à população para que receba os recenseadores.

O Poder Legislativo também atuou desde o início do processo, com capacitação dos recenseadores por meio da Escola do Legislativo (Escolegis). A superintendente de Comunicação da Casa, Sonia Lucia Nunes, falou sobre a mais nova ação da Casa.

“A campanha é justamente para motivar a população para que abra a porta da sua residência, receba o profissional do Censo, porque essas informações vão ajudar o Estado a se planejar e receber recursos para serem investidos na saúde, educação, segurança. Então, não tenham receio. Mais uma vez a Casa do Povo lança essa campanha para ajudar o Estado”, ressaltou, informando ainda que a população pode contribuir pelas redes sociais para que um maior número de pessoas seja alcançado.

Na Sessão Plenária do dia 14 deste mês, o chefe do Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), lembrou à imprensa e à população sobre a importância da pesquisa que ocorre desde 1⁰ de agosto em todo o país, para que isso não acarrete prejuízos financeiros.

“É muito importante termos um dado real da quantidade de pessoas que moram em cada cidade e do perfil socioeconômico do cidadão roraimense. É de grande relevância esse diagnóstico para a gestão municipal ou estadual. Isso também é necessário na contabilidade dos repasses do governo federal para Roraima”, explicou.

O superintendente do IBGE em Roraima, Roberto Kuerten, informou que a meta é chegar a 90% da coleta até sexta-feira. O restante será concluído em janeiro de 2023. “Essa divisão do bolo de impostos federais é feita com base na população coletada pelo Censo”.

Kuerten destacou ainda a importância da participação do governo e dos parlamentares na divulgação das informações. “Nessa etapa final, o acesso às residências vai ficando mais difícil. Agradecemos o apoio do governo e do presidente da Assembleia Legislativa, que pediu à população para atender ao recenseador do IBGE, porque existe uma desconfiança natural das pessoas quando vem alguém perguntando informações pessoais. Então, elas ficam receosas”.

Os recenseadores do IBGE devem andar devidamente identificados com colete, boné, crachá e o dispositivo móvel de coleta. Em caso de dúvida, sua identidade pode ser consultada no site do IBGE (https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html) ou pelo telefone 0800 721 8181.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza/ Marley Lima/ divulgação TV Assembleia