O Centro de Convivência da Juventude, projeto ligado à Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa (ALE-RR), atendeu durante todo o ano de 2022 mais de oito mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.
Um dos objetivos do Poder Legislativo é proporcionar cidadania e integrar o público jovem ao Parlamento, aliando atividade física a práticas saudáveis e responsáveis.
“O projeto orienta os jovens a seguir o caminho correto, por meio da cultura, lazer, esporte e, em especial, a cidadania, para que ele saiba cobrar e exercer seus direitos, como todo cidadão, preparando-o para o futuro”, pontuou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
O programa disponibiliza 25 modalidades que vão do esporte a aulas de dança e música. Em Boa Vista, além do polo principal, no bairro Buritis, o atendimento foi ampliado para outros locais para alcançar um maior número de pessoas. (Veja os polos ao fim da matéria).
“Este ano, tivemos a inserção de novas modalidades, como o treino funcional e a fanfarra, que nos deu grandes vitórias, ganhando nas categorias de melhor fanfarra e melhor regente em um concurso realizado no Estado. Sabemos que essas modalidades são de grande valia para a sociedade e para o contexto social em geral”, ressaltou a superintendente de Programas Especiais da ALE, Leila Mendes.
Segundo ela, K-pop, artes circenses, caratê e jiu-jitsu foram outras novidades ofertadas este ano que tiveram boas adesões. A previsão é que em 2023 o público idoso também ganhe atividades exclusivas no centro.
“A perspectiva é muito boa para o ano que vem. Estamos analisando também a inserção de teatro e quadrilha. Então, será um ano muito promissor”, detalhou.
Ainda conforme a superintendente, o futebol foi a opção mais escolhida pela criançada. No entanto, a área da dança, como a zumba, teve bastante assiduidade, especificamente por parte do público adulto.
“Essas crianças quando vêm ao centro, além de praticarem as atividades, também interagem com o meio e com os outros alunos. É um trabalho importante nesse contexto, porque conseguimos envolver a família. O resultado disso foi o nosso evento natalino, que contou com a presença de pais e familiares. A Assembleia busca, de fato, alcançar a população em geral”, concluiu Leila.
A pequena Iohana Gabriela dos Santos Melo, de 10 anos, é uma das alunas atendidas pelo Centro da Juventude. Faz ginástica rítmica, música, balé e jiu-jitsu. Porém, este último é sua paixão, segundo ela.
“É muito bom, eu gosto de praticar novos golpes e fazer amizades. Me sinto forte praticando”, revelou a atleta que já ganhou duas medalhas durante competições, uma de prata e outra de bronze.
Conforme a mãe dela, a autônoma Ellen Jane de Melo, os esportes ajudam no desenvolvimento da filha, a ganhar resistência e superar a timidez.
“Ela está começando a interagir com outras crianças, a participar dos campeonatos e, agora, quer conquistar o primeiro lugar”, declarou, afirmando que Iohana deverá continuar por muitos anos ainda.
O programa
Inaugurado em 2021, o Centro de Convivência da Juventude foi pensado para oferecer, inicialmente, qualificação a crianças e adolescentes. Após o sucesso e procura, algumas modalidades foram estendidas aos adultos. As áreas são diversas, como música, cultura, empreendedorismo, assistência social, esporte e prevenção às drogas e violência.
Neste mês, o Centro está em recesso. O retorno das atividades deve ocorrer em fevereiro. A Superintendência de Programas Especiais fica na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Além da sede, tem vários núcleos e subnúcleos na capital e nos outros 14 municípios de Roraima.
Escolegis – Avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade;
Escolegis Pintolândia – Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313, bairro Santa Luzia;
Arena Futebol do Asa Branca – Travessa Valter Carneiro, nº 35, Asa Branca;
Polo do bairro Pedra Pintada – Avenida Diamante, número 1227;
Polo do Caranã – Rua Cabo PM Laurindo de Araújo Braga, 1153;
Polo Nova Cidade;
Polo Pérola – Rua Campo Grande, s/n (Campo do Pérola);
Polo Santa Tereza (Escola Estadual Maria dos Prazeres Mota) – Rua Tambaqui, 707;
Polo Cinturão Verde (Campo do Bela Vista / Associação Cristal Futebol Clube) – Rua São Francisco, 701;
Polo Jóquei Clube (Campo do Jóquei) – Rua Turim, 384;
Polo Bairro dos Estados (Parque Anauá) – Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes;
Polo Aparecida (Escola Estadual Penha Brasil) – Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, 926;
Polo Senador Hélio Campos;
Polo Jardim Primavera (Campo do Primavera) – Rua das Acácias, s/n;
Polo Jardim Equatorial (Escola Estadual Luiz Ribeiro de Lima) – Rua Antônio Batista de Miranda, 1183.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jader Souza/ Eduardo Andrade/ Marley Lima
SupCom ALE-RR