Pular para o conteúdo

RETROSPECTIVA
TV Assembleia destaca principais fatos que marcaram ano do Poder Legislativo de Roraima

A retrospectiva do ano de 2022 da TV Assembleia, canal 57.3, vai ao ar no sábado (31), às 18h, com reprise às 21h. Com 57 minutos de duração e apresentação de Johann Barbosa e Natacha Vasconcelos, a produção é dividida em blocos temáticos e traz as principais notícias que foram destaque no Estado e em nível nacional.

O jornalista Willians Dias foi o responsável pela produção, que tem formato de cinco blocos, que variam de 8 a 15 minutos. Ele conta que o trabalho minucioso começou no primeiro trimestre deste ano, com a escolha de matérias que poderiam ser usadas na composição da retrospectiva.

“A produção iniciou em março, com a separação do que poderia ser usado. Na retrospectiva consta tudo que foi destaque no Poder Legislativo em 2022. Foi feito de forma que a população sentisse a dinamicidade da gravação, participando do processo, de uma maneira que pudesse prender o público”, destacou Dias.

 

 

O primeiro bloco, com duração de 15 minutos, já inicia prendendo o telespectador que pôde rever as cenas dos debates acalorados envolvendo o ex-deputado Jalser Renier (SD) e o deputado Jorge Everton (União), relator da Subcomissão de Ética Parlamentar, que resultou na cassação do mandato parlamentar, bem como a eleição da nova Mesa Diretora, dando novos rumos ao Parlamento estadual e, consequentemente, ao Estado de Roraima.

O segundo bloco destaca as audiências públicas abordando temas que impactam diretamente na população, as ações educativas do Centro de Apoio à Família, campanha de doação de sangue e os serviços ofertados pelos programas permanentes da Casa, como o trabalho do CAM (Centro de Apoio aos Municípios), que ajudou a elaborar o Plano Diretor dos Municípios, do Centro de Promoção e Combate ao Tráfico de Pessoas e do Fiscaliza Roraima.

O Procon Assembleia foi destaque no terceiro bloco, bem como as ações do CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) de combate à violência doméstica e ao feminicídio. Ainda neste bloco, é mostrado o papel relevante da Escolegis (Escola do Legislativo) na capacitação profissional e estudantil de milhares de jovens e adultos, que buscam melhores condições de vida por meio do conhecimento.

O terceiro bloco também destaca as ações do Centro de Convivência da Juventude, que oferta dezenas de atividades artísticas e culturais para crianças, adolescentes e adultos.

A força da Rádio Assembleia, FM 98.3, ganhou visibilidade neste bloco, que relembra a importância do meio de comunicação na vida da população roraimense. O carisma dos jornalistas da TV Assembleia, que conquistam fãs, também é relembrado. Os melhores momentos do futebol roraimense chegam no mesmo bloco para deixar os amantes do esporte entusiasmados com os lances.

Os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação são revistos no quarto bloco, momento em que a emoção vem à tona ao conhecer diferentes histórias. A democracia pede passagem com a cobertura das eleições gerais deste ano.

O quinto e último bloco mostra a situação das famílias atingidas pelas chuvas e como a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foi protagonista para reduzir os impactos causados, o aumento da migração venezuelana, a cobertura completa do encontro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e as ações voltadas para combate à covid-19, com uma homenagem às vítimas da doença e um balanço de tudo que tramitou na Casa Legislativa.

‘Construção da memória e identidade’

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), disse que o papel da TV é fundamental não somente como mais um canal que democratiza a informação, mas como instrumento de transparência dos atos do Poder Legislativo.

“Tudo o que a TV Assembleia noticia tem relevante importância para a construção da memória política e da identidade do povo roraimense. São fatos históricos que ficarão registrados e servirão de suporte para que a população conheça o Parlamento”, avaliou. “Este foi um ano marcado pelo fim de uma história que se perpetuava no Poder. Esse fato jamais será apagado da história porque a TV acompanhou tudo ao vivo, mostrando todos os passos que foram dados, dentro da legalidade”, reforçou.

 

 

 

A superintendente de Comunicação, Sonia Lucia Nunes, ressaltou que a TV Assembleia é um canal de informação que dá vez e voz à coletividade, bem como à pluralidade política e social.

 

“Não cobrimos apenas os fatos relacionados ao Parlamento estadual. Estamos conectados a tudo que acontece no Estado, abrindo espaço para as associações, movimentos sociais, cultura, esporte e lazer. A TV serve também como banco de dados para estudantes, pesquisadores e qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer o que aconteceu durante 2022”, afirmou.

 

 

 

 

A diretora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, informou que a emissora teve vários momentos marcantes, como a diplomação dos deputados eleitos para o próximo mandato e a posse de parlamentares ao longo do ano devido a decisões judiciais.

“Mas este ano, sem dúvida, as mudanças que ocorreram na Mesa Diretora foram impactantes na história da TV. Acompanhar todo o processo que cassou o deputado Jalser Renier, desde as reuniões da Comissão e da Subcomissão de Ética, a leitura dos relatórios dos deputados Jorge Everton e do presidente Coronel Chagas (PRTB), a sessão que cassou pela primeira vez em Roraima um parlamentar, as reviravoltas motivadas pelas decisões do Judiciário, tudo transmitido ao vivo pela TV Assembleia, com certeza, foram os momentos mais importantes, que demonstraram o papel cidadão e transparente que os meios de comunicação legislativos devem ter”, destacou, ao ressaltar que a emissora teve no dia da cassação um recorde de audiência.

 

Rádio Assembleia

 

A Rádio Assembleia FM (98.3) também preparou uma edição especial de retrospectiva que vai ao ar nesta sexta-feira (30). Dividido em três blocos, o programa vai retratar os momentos mais importantes da Casa Legislativa nos últimos doze meses. O primeiro bloco é voltado às atividades parlamentares, às mudanças que ocorreram na Mesa Diretora no início do ano e os principais projetos aprovados. A segunda parte dará destaque às homenagens ocorridas em 2022, além da valorização do servidor e à peça orçamentária. O terceiro bloco encerra o especial com as atividades dos programas vinculados à Superintendência de Programas Especiais.

 

 

Texto: Marilena Freitas

Foto: Jader Souza/ Marley Lima/ Nonato Sousa/ Emackson Sarmento

SupCom Ale-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas