Pular para o conteúdo

ESPORTE E CULTURA
Centro de Convivência da Juventude fecha ano com mais de oito mil alunos inscritos

O Centro de Convivência da Juventude, projeto ligado à Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa (ALE-RR), atendeu durante todo o ano de 2022 mais de oito mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.

Um dos objetivos do Poder Legislativo é proporcionar cidadania e integrar o público jovem ao Parlamento, aliando atividade física a práticas saudáveis e responsáveis.

 “O projeto orienta os jovens a seguir o caminho correto, por meio da cultura, lazer, esporte e, em especial, a cidadania, para que ele saiba cobrar e exercer seus direitos, como todo cidadão, preparando-o para o futuro”, pontuou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

 

 

 

 

 O programa disponibiliza 25 modalidades que vão do esporte a aulas de dança e música. Em Boa Vista, além do polo principal, no bairro Buritis, o atendimento foi ampliado para outros locais para alcançar um maior número de pessoas. (Veja os polos ao fim da matéria).

 

 

 

 

“Este ano, tivemos a inserção de novas modalidades, como o treino funcional e a fanfarra, que nos deu grandes vitórias, ganhando nas categorias de melhor fanfarra e melhor regente em um concurso realizado no Estado. Sabemos que essas modalidades são de grande valia para a sociedade e para o contexto social em geral”, ressaltou a superintendente de Programas Especiais da ALE, Leila Mendes.

 

 

Segundo ela, K-pop, artes circenses, caratê e jiu-jitsu foram outras novidades ofertadas este ano que tiveram boas adesões. A previsão é que em 2023 o público idoso também ganhe atividades exclusivas no centro.

 

“A perspectiva é muito boa para o ano que vem. Estamos analisando também a inserção de teatro e quadrilha. Então, será um ano muito promissor”, detalhou.

Ainda conforme a superintendente, o futebol foi a opção mais escolhida pela criançada. No entanto, a área da dança, como a zumba, teve bastante assiduidade, especificamente por parte do público adulto.

“Essas crianças quando vêm ao centro, além de praticarem as atividades, também interagem com o meio e com os outros alunos. É um trabalho importante nesse contexto, porque conseguimos envolver a família. O resultado disso foi o nosso evento natalino, que contou com a presença de pais e familiares. A Assembleia busca, de fato, alcançar a população em geral”, concluiu Leila.

A pequena Iohana Gabriela dos Santos Melo, de 10 anos, é uma das alunas atendidas pelo Centro da Juventude. Faz ginástica rítmica, música, balé e jiu-jitsu. Porém, este último é sua paixão, segundo ela.

 

“É muito bom, eu gosto de praticar novos golpes e fazer amizades. Me sinto forte praticando”, revelou a atleta que já ganhou duas medalhas durante competições, uma de prata e outra de bronze.

 

 

 

Conforme a mãe dela, a autônoma Ellen Jane de Melo, os esportes ajudam no desenvolvimento da filha, a ganhar resistência e superar a timidez.

“Ela está começando a interagir com outras crianças, a participar dos campeonatos e, agora, quer conquistar o primeiro lugar”, declarou, afirmando que Iohana deverá continuar por muitos anos ainda.

 

 

 

 

O programa

Inaugurado em 2021, o Centro de Convivência da Juventude foi pensado para oferecer, inicialmente, qualificação a crianças e adolescentes. Após o sucesso e procura, algumas modalidades foram estendidas aos adultos. As áreas são diversas, como música, cultura, empreendedorismo, assistência social, esporte e prevenção às drogas e violência.

Neste mês, o Centro está em recesso. O retorno das atividades deve ocorrer em fevereiro. A Superintendência de Programas Especiais fica na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Além da sede, tem vários núcleos e subnúcleos na capital e nos outros 14 municípios de Roraima.

Escolegis – Avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade;

Escolegis Pintolândia – Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313, bairro Santa Luzia;

Arena Futebol do Asa Branca – Travessa Valter Carneiro, nº 35, Asa Branca;

Polo do bairro Pedra Pintada – Avenida Diamante, número 1227;

Polo do Caranã – Rua Cabo PM Laurindo de Araújo Braga, 1153;

Polo Nova Cidade;

Polo Pérola – Rua Campo Grande, s/n (Campo do Pérola);

Polo Santa Tereza (Escola Estadual Maria dos Prazeres Mota) – Rua Tambaqui, 707;

Polo Cinturão Verde (Campo do Bela Vista / Associação Cristal Futebol Clube) – Rua São Francisco, 701;

Polo Jóquei Clube (Campo do Jóquei) – Rua Turim, 384;

Polo Bairro dos Estados (Parque Anauá) – Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes;

Polo Aparecida (Escola Estadual Penha Brasil) – Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, 926;

Polo Senador Hélio Campos;

Polo Jardim Primavera (Campo do Primavera) – Rua das Acácias, s/n;

Polo Jardim Equatorial (Escola Estadual Luiz Ribeiro de Lima) – Rua Antônio Batista de Miranda, 1183.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza/ Eduardo Andrade/ Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas