Pular para o conteúdo

PREPARATIVOS
Parlamentares ensaiam cerimônia de posse e escolha da Mesa Diretora que ocorrem neste domingo (1º)

Os deputados eleitos e reeleitos participaram, nesta quinta-feira (29), dos ensaios das 1ª e 2ª sessões preparatórias, respectivamente, posse e eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024, que ocorrem neste domingo (1⁰), no Plenário Noêmia Bastos Amazonas. As cerimônias serão transmitidas ao vivo, a partir das 10h, pela TV Assembleia (canal 57.3) e redes sociais do Parlamento (@Assembleiarr).

O presidente do Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), contou como está a expectativa para o evento.

“Cada posse tem suas particularidades. Estamos ansiosos para isso e, dia 2 de janeiro, já começaremos nosso trabalho do quarto mandato. É um momento de felicidade para todos, assim como para a sociedade também. Vamos reafirmar nossos compromissos, que foram tratados durante o processo eleitoral, cuidar do nosso Estado e das pessoas que são o nosso maior patrimônio, durante esses quatro anos”, destacou.

Candidato à reeleição da nova Mesa Diretora, o atual presidente trabalha para ser reconduzido para mais um biênio.

“Espero ter sucesso e que os colegas que foram reeleitos reconheçam o nosso trabalho, assim como os que foram eleitos agora possam se inteirar das nossas ações e nos dar esse voto de confiança”, concluiu.

As sessões serão conduzidas pela deputada Aurelina Medeiros (PP), que atua no Parlamento há 27 anos. Conforme alteração no Regimento Interno da Casa Legislativa, o mais antigo deverá dirigir os trabalhos.

“A expectativa é sempre de uma legislatura melhor. Estou aqui há bastante tempo. Essa será a sétima. O Poder Legislativo empolga muita gente. É onde você encontra a sociedade, assume compromissos e briga por eles, e tem o poder de ajudar o Estado a crescer”, declarou Aurelina.

 

Ansioso também, o deputado eleito Marcinho Belota (PRTB) disse o que a população pode esperar do seu mandato para a próxima legislatura.

“Se Deus quiser, vamos fazer um trabalho maravilhoso nesses quatro anos. Com certeza, serei um deputado que não vai ficar sentado na cadeira. Minha gestão é na rua, como sempre estive e, com toda certeza, nesse período vão ser trabalhos maravilhosos que vamos realizar para a população e para os animais”, frisou.

 

 

“Vamos ter uma renovação significativa na Casa. Os deputados novatos estão a todo vapor para trabalhar. Acredito que a ideia é precisar de toda a sociedade que nos escolheu para representá-la por mais quatro anos”, avaliou o deputado Chico Mozart (Progressistas), que acrescentou que a mescla e o apoio de bandeiras entre os colegas devem existir para o benefício de todos.

 

“A partir desta segunda-feira [2], será uma construção. Estaremos empossados, a serviço da sociedade, iremos colocar nossos projetos e compromissos em prática e, aqui, não tenho dúvida de que vamos contribuir muito com esta Casa”, assegurou o deputado eleito Armando Neto (PL), que declarou ainda estar “esperançoso e cheio de vontade de trabalhar”.

Responsável pela direção do Cerimonial da Assembleia Legislativa há muitos anos, a servidora Sílvia Macedo ressaltou que está acostumada com o procedimento, porém, ela e a equipe não deixam de preparar as solenidades com a atenção que requerem.

“A gente prepara com todo cuidado. Primeiro, fazendo a relação dos convidados, depois, expedindo os convites, que é uma parceria com a Superintendência de Comunicação da Casa. Então, os ensaios são importantes, principalmente para os deputados novos, para que eles saibam o local da bancada deles, a posição da mão, o que vão fazer aqui, como vão assinar o livro do termo de posse. Enfim, cada detalhe é importante.”

 

 

Rito de posse e eleição da Mesa Diretora

O processo ordinário das sessões preparatórias é feito com base no Regimento Interno da ALE-RR. O superintendente legislativo, Jardel Souza, explicou como acontecem os ritos.

“Preside os trabalhos o deputado mais idoso, que vai convocar dois secretários ad hoc para que possam auxiliá-lo nessa posse. Depois, é feito o juramento e entrega de documentos essenciais previstos em lei. Em seguida, vai ter uma nova sessão que é a eleição da Mesa Diretora, também presidida pelo deputado mais idoso. Serão escolhidos dois secretários e dois escrutinadores. A votação será secreta e em cédula. Poderá ter várias chapas ou candidaturas avulsas. Os votos são contados e declara-se a nova Mesa”, detalhou Jardel.

A Mesa Diretora é o órgão instrutivo da Assembleia Legislativa, responsável pela expedição de atos administrativos de gestão e legislativos, como condução das sessões, determinação da ordem do dia, entre outros.

A partir das 17h, ocorre a solenidade de posse do governador, Antonio Denarium (Progressistas), e do vice, Edilson Damião (Republicanos), que será formalizada pelo presidente do Legislativo. A sessão também será transmitida pela TV Assembleia e redes sociais.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza | Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas