BIÊNIO 2023/2024
Deputados acreditam que experiência da nova gestão do TCERR fortalecerá laços entre poderes

Os conselheiros Célio Wanderley e Francisco José Brito Bezerra foram empossados nesta quarta-feira (4), respectivamente, presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) para o biênio 2023/2024. É a primeira vez que eles ocupam o cargo. A sessão especial ocorreu no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, e contou com a presença de diversas autoridades do Estado, familiares e servidores.

A nova composição foi eleita em votação ocorrida em 14 de dezembro de 2022, em sessão ordinária do Pleno. O vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), deputado Marcelo Cabral (Cidadania), elogiou o trabalho exercido por Wanderley.

“O conselheiro Célio tem experiência, já foi deputado e a gente sabe do seu cuidado especial em zelar pelo povo, Estado e os bens públicos de Roraima. Parabéns a toda a Mesa Diretiva do TCE”, declarou.

Como uma de suas prioridades para sua gestão, o presidente Célio Wanderley destacou a educação.

“Nosso principal objetivo, que quero enfatizar, é a questão pedagógica. Acredito que a função precípua do TCE não é só a de fiscalizar, mas de orientar, no sentido de que a gente possa prevenir a má aplicação dos recursos públicos, ou seja, agir na concomitância, antes de o recurso ser perdido, porque, uma vez desviado, é muito difícil a gente consegui-lo de volta”, frisou.

O vice-presidente do TCE, Francisco Brito Bezerra, que atua no órgão desde 2019, contou que pretende implantar sessões itinerantes em todos os municípios.

“Para mim, é uma grande honra estar presente nesse grande momento do TCE. Agora, como conselheiro, assumindo a vice-presidência, deixando um legado na Escola de Contas muito proveitoso e, desde então, poder contribuir de outra maneira na gestão. São muitos projetos e programas levando o órgão a todos os municípios, inclusive com sessões itinerantes. Com isso, o Estado só tem a ganhar”, enfatizou Bezerra, que também foi deputado estadual por três mandatos.

Após a leitura e assinatura do termo de posse, o presidente fez o juramento do cargo, quando prometeu desempenhar com rigor os atributos inerentes a ele, discursou, agradeceu aos presentes e deu posse aos conselheiros Joaquim Pinto Souto Maior Neto no cargo de ouvidor, Manoel Dantas Dias, como presidente da Escola de Contas (Escon), e Bismarck Dias de Azevedo, corregedor.

Médico ginecologista e ex-deputado constituinte, Célio Wanderley, de 66 anos, atuou em seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa, de 1991 até dezembro de 2013, quando deixou o exercício para ocupar o cargo de conselheiro do TCERR, onde também foi ouvidor e duas vezes presidente da Escon.

Participaram da composição da Mesa a procuradora-geral de Justiça, Janaína Carneiro, o governador Antonio Denarium (PP), o vice-governador, Edilson Damião (Republicanos), o presidente do Tribunal de Justiça, Cristóvão Suter, o senador Mecias de Jesus (Republicanos), o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Paulo Sérgio Oliveira, o defensor público-geral, Oleno Matos, o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (Solidariedade), o superintendente da Controladoria-Geral da União em Roraima, Alessandre Franklin Evangelista, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, Cláudio Belmino.

Apoio parlamentar

Alguns deputados estaduais marcaram presença na solenidade de posse dos novos dirigentes e deixaram seus votos de felicitações e de uma boa gestão.

“Dr. Célio assumiu hoje a presidência de um órgão que é auxiliar da Assembleia Legislativa. É uma pessoa que tem todo o nosso carinho e apoio. Já fomos deputados juntos e, para nós, é uma felicidade termos um colega assumindo a presidência da Corte estadual”, contou Gabriel Picanço (Republicanos).

“Sabemos que o TCE é muito importante para a fiscalização de todos os órgãos do Estado. Então, a gente fica muito tranquilo porque sempre temos excelentes candidatos a ser conselheiros e, hoje, foi a posse de uma pessoa de personalidade, posicionamento, e com caráter exemplar, que sempre irá representar o conselho muito bem. Os deputados ficam muito felizes com o nível do conselho que nós temos hoje no nosso Estado”, afirmou Idázio da Perfil (MDB).

“O TCE é um órgão essencial para a democracia, para o Estado. Tem feito também o papel, não apenas de controle, mas de acompanhamento e educacional para os seus jurisdicionados. O conselheiro Célio Wanderley é um dos homens mais preparados de Roraima. Deputado desde o início da Assembleia Legislativa, tem um olhar atento para as causas da saúde, para aqueles que mais precisam. Também enriqueceu o colegiado desde que entrou no TCE. Com certeza, cumprirá com maestria esse papel de presidente da Corte”, destacou Marcos Jorge (Republicanos).

“O Tribunal de Contas é um importante instrumento no controle das contas do Estado, na fiscalização do poder público, e é importante para que as despesas públicas sejam efetivadas de maneira qualitativa para o bem de todos. Parabéns, dr. Célio Wanderley, colega médico meu, que também já fez parte do Parlamento, e ao vice-presidente, Brito Bezerra”, desejou Cláudio Cirurgião (União).

“Como ex-servidora do Tribunal, participei e conheci as realidades e dificuldades enfrentadas pelo órgão e identifico essa relação [entre os Poderes] e a importância do Legislativo com o TCE. Então, fico extremamente honrada e feliz de ter participado. Desejo sucesso para a nova gestão”, estimou Catarina Guerra (União).

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima